Taxas de câmbio e inflação
Seminário: Taxas de câmbio e inflação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lilirs • 24/11/2013 • Seminário • 398 Palavras (2 Páginas) • 207 Visualizações
A economia internacional esta interligado nos fluxos comerciais e financeiros nos aspectos microeconômicos e econômicos. Os países em principio esta se especializando em determinado produção da mercadoria com a finalidade menor custo para atingir o mercado globalizado. No principio das vantagens comparativas os países estão se especializando num perfil de produção com custo menor, exportando-os com vantagens nos demais países exportadores.
Com a globalização ficou mais fácil para todos os países no mundo comercial, através do intercâmbio dos países. Com essas relações econômicas internacionais, cada país procura suprir sua necessidade e benefícios através do comercio. Com a relação comercial, cada país terá oportunidade de expor seus produtos na comercialização entre si. Isto traz o principio que todos os pais deva se especializar em determinada produção de algum produto, com menor custo, diferenciado de outros países, com objetivo de exportar para outros países, com garantia da venda e da lucratividade. Em contra partida, esse mesmo país, passara importar bens de outros países. Desse modo, cadê pais se especializando no mercado econômico internacional com produtos diferentes, buscando sua garantia na sobrevivência no mundo comercial, por isso é chamado de teoria das vantagens comparativas.
Taxa de cambio e inflação
Vimos que a cotação do dólar, ou de qualquer moeda internacional, afeta os preços dos produtos importados e as decisões de consumo das pessoas. Vimos que quando nossa moeda, o Real está fraco em relação ao Dólar, ou seja, quando o Real compra poucos dólares, dizemos que o Câmbio está Depreciado. Do contrário, quando o Real pode comprar mais dólares, usamos o termo Câmbio Apreciado. Vamos tentar explicar como essas situações ocorrem.
• Câmbio Depreciado: ocorre quando há menos dólares na economia do que numa situação de equilíbrio. O Ponto de Equilíbrio se move ao longo do tempo, então não é possível determinar um ponto fixo para a economia de qualquer país. As moedas internacionais seguem a Lei de Oferta e Demanda, ou o raciocínio de que "tudo que é raro, é caro". Assim, quando a quantidade de dólares numa economia é menor do que a quantidade de equilíbrio seu preço sobe. Assim, o Real compra menos dólares. Com o dólar mais caro, os produtos importados também se encarecem. Como conseqüência, a oferta de produtos diminui. De forma geral isso leva a inflação a um patamar mais alto, pois os preços se elevam.
...