TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negociação

Artigos Científicos: Tecnicas De Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 8

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Processos Gerenciais da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da Disciplina Técnicas de Negociação para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Abril/2013

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................. 4

2. Capítulo 1 - Roteiro de Preparação para Negociações Salariais..................................................................................................... 5

3. Capítulo 2 -

2.1 Definições de Negociação...................................................................6

2.2 Conceitos de Negociação....................................................................8

2.3 Conclusão............................................................................................9

2.4 Pesquisa..............................................................................................10

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................11

1.INTRODUÇÃO

Todos nós negociamos todo tempo. Seja no trabalho, no trânsito, na escola, nos relacionamentos e até mesmo dentro de nossas casas. Os principais alvos de negociação, são clientes e fornecedores, sempre negociando prazos, descontos, formas de pagamentos e entre outros.

Negociamos com nossos amigos os melhores locais para sairmos, negociamos com nossa namorada (o) passeios para os finais de semana, no trabalho com os colegas e chefes, enfim, em tudo usamos a negociação.

A negociação surge a partir de uma necessidade, a vontade própria que precisa de participação ou autorização, ou concordância de outro. Desde que haja essa relação, e exista um pedido para que o outro ceda ou participe, inicia-se uma negociação.

Porém, para que possamos compreender o universo da negociação, devemos pensar em toda sua amplitude. É a isso que esse material se propõe, explorando o tema de negociação em toda sua aplicabilidade.

2. CAPÍTULO 1-

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

Quando estamos trabalhando há um determinado tempo em uma empresa, seguramente surgem reconhecimento pelos nossos esforços, e principalmente ter uma melhor remuneração. Surge então o momento de negociar um aumento de salário. Acontece que para isso acontecer de maneira efetiva, algumas regras são necessárias e todas devem ser baseadas no bom senso. Para negociar esse aumento de salário, é necessário um preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento.

Segue algumas das regras:

1) Planejamento é o principal responsável pelo sucesso de uma negociação. O despreparo pode colocar em xeque o aumento salarial esperado, e até o emprego. É preciso montar um diálogo e reunir evidências que justifiquem a solicitação. Busque novos conhecimentos, assim estará agregando valor ao produto e consequentemente ganhará consistência no discurso.

2) Aguarde um momento propicio para obter essa conversa com seu chefe, pois uma proposta de aumento num clima de tensão na empresa, pode levar sua negociação ao fracasso.

3) Tenha sempre uma proposta embasada em mente, como por exemplo: busco um aumento na ordem de 15%. Mas esteja preparado para a negociação. O ideal é antes pesquisar no mercado em sites de headhunters e jornais sobre a média salarial vigente para seu cargo e não se esqueça de contabilizar benefícios que você tem no momento, pois eles também fazem parte do salário e apresentar esses números para a chefia. Se o aumento do salário em si estiver difícil, estude outras formas de remuneração indireta - tais como bônus, reembolso de algumas despesas, comissões, bolsas de estudo, etc.

4) Seja firme, tenha justificativas plausíveis na ponta da língua para defender sua proposta, com educação, sem se alterar. Mantenha sua proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça a ambas as partes.

6) Se receber um "não" como resposta, não desanime. Continue se esforçando para tentar de novo em um futuro próximo ou busque novas oportunidades no mercado. Há apenas duas respostas para o pedido de um aumento: sim ou não. Receber um não, porém, não é sinal de que é melhor desistir definitivamente. Questione: o que eu preciso fazer para obter o aumento esperado? Com a resposta, vá em busca da realização. Faça uma reavaliação de como você é visto na empresa. Toda empresa valoriza quem traz resultados de maneira contínua, por isso tente fazer isso continuamente. Para tomar uma decisão, é importante medir a prioridade para você. Se for começar uma nova jornada ou continuar na que está, isso deve ser decidido com a cabeça fria, sem mágoa e é claro, ver qual é o potencial do seu emprego atual e onde ainda pode crescer profissionalmente nele.

2 CAPÍTULO 2

2.1) DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Existe uma infinidade de livros, sites e textos que tratam das diferentes definições de negociação, porém, todos os autores descrevem a negociação, tendo como objetivo principal, satisfazer ambas as partes num acordo amigável que conduza a um relacionamento duradouro.

A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios”.

De acordo com Sparks, 1992: “Negociar é buscar o acordo por meio do dialogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.”.

Um bom negociador resolve os conflitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com