Tecnicas De Negociação
Pesquisas Acadêmicas: Tecnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: n.nogueira • 5/6/2014 • 2.456 Palavras (10 Páginas) • 142 Visualizações
Introdução
O termo negociação se estabelece desde o momento em que o ser humano sentiu necessidade de se adaptar aos novos meios de produção e consumo, por meio de trocas com outros que produzem itens de interesse coletivo. No mundo contemporâneo, a negociação esta presente em quase todas as ações, desde o processo envolvendo somas grandiosas. Todo esse processo requer habilidades e competências do negociador, sendo ele a peça chave entre a satisfação do cliente e o reconhecimento da empresa em si.
Roteiro de “ Preparação Salarial”.
Pedir um aumento salarial no meio empresarial é sempre muito delicado, e qualquer tropeço pode fazer que o profissional em questão, fique mal visto por seu superior. Toda negociação salarial requer muita atenção por parte do profissional envolvido. Tudo depende de como ele planeja a situação utilizando métodos, informações concretas e objetivas, com ideologia, e princípios voltados para o ponto de vista ético. Ao entrar na sala do responsável pelo aumento, tenha consciência que você possa ouvir um Não. Caso isso aconteça é bom se ter um planejamento prévio para fazer a diferença. Alguns pontos importantes em uma negociação para se concretizar serão apresentados:
• Fazer uma analise de mercado, sobre salário, um aumento razoável pela função, cargo exercido deve ser de acordo com a realidade.
• Buscar informações fundamentadas com objetividade.
• Durante a negociação, a sinceridade é de suma importância por parte do funcionário.
• Ter argumentos convincentes se aparecer contra-proposta.
• Com prudência controle a ansiedade, tenha foco, seja claro em seus interesses e tenha sempre uma carta na manga. Permaneça com postura firme.
2° passo: O Sim e o Não
O sim e o não fazem parte de nosso cotidiano, mesmo sendo difícil em alguns momentos receber um não, sempre se deve buscar lidar com ele da melhor forma possível, principalmente porque pensamos bem na vida sempre que recebemos mais um não do que sim na vida.
Porém nenhuma resposta negativa vem sem fundamentação prévia, fazer uma reflexão sobre quais os motivos responsáveis por essa razão, etc...
Sempre manter um auto-controle.
3° passo: administrando a situação
Aceitar um ponto de vista de outra parte, porém ressaltando os pontos fortes, o senso de liderança, a persistência, a motivação e a auto-critica. Criar soluções durante a conversa é de suma importância, mostrando interesse do candidato pela mudança e aperfeiçoamento.
• Manter harmonia e respeito de ambas as partes.
Analisando a negatividade, fazendo uma auto-analise, levantando pontos falhos e corrigi-los.
4° passo: Argumentação
Demonstrar valor
• Procure documentar situações que demonstre seu desempenho avaliando o crescimento que a empresa obteve com sua participação, mas, um detalhe, ninguém é promovido por aquilo que foi contratado para fazer.
• A imagem que esse profissional possui perante seus colegas e clientes.
• Enfatizar a necessidade do aumento, de acordo com sua competência e habilidades profissionais, jamais por motivos pessoais.
• Expor para seu superior que é melhor dar um aumento para esse profissional com habilidades do que contratar um outro individuo com as mesmas habilidades, dessa forma a empresa economiza e não perde um funcionário.
• Sempre com ética em todos os argumentos.
A partir do momento que todos os pontos, valores, argumentos, etc... foram expostos, depende do avaliador tomar uma decisão, se a resposta dor afirmativa, a missão foi cumprida com sucesso, agradeça, mas não demonstre muito entusiasmo, trabalhe conforme combinado. Mas se a resposta for negativa, trabalhe duro, corra atrás, tente de novo, mas pesquise novas oprtunidades no mercado de trabalho.
Texto 2 (etapa 2, passo 2)
Introdução
Negociação. A arte de se chegar a resultados, o ser humano utiliza esse termo em quase tudo em sua vida, tanto em negociações simples ate as mais complexas. O padrão ideal, utilizando como método a ética visa um acordo com vantagens mútuas para ambas as partes, mas infelizmente existem negociadores mais interessados em lucrar rapidamente do que em manter bons relacionamentos com parcerias duradouras.
Dados concretos necessitam ser averiguados para que seja feita uma analise mais estruturada do oponente, permitindo que o negociador mantenha o foco em seu objetivo primário, mas, alternativas secundarias e concessões devem estar presente em seu roteiro de atuação, utilizando-as em casos de necessidade como uma válvula de escape, caso precise de uma.
Com a evolução tecnológica tudo tende a ser mais preciso e viável. Com a integração dos mercados mundiais, a concorrência dispara, dando-se inicio a busca pelo fator qualidade. A maioria das empresas, independente do ramo em que atuam deverão buscar aprimoramentos diários, caso contrario seus produtos ficarão obsoletos e perderão espaço para as organizações mais ágeis e adaptáveis, resultando assim no seu fracasso. A ética precisa ser empregada adequadamente. Trabalhar de maneira correta, respeitando a todos. Seja um subordinado, parceiros, ou até mesmo o presidente da organização. A outra parte envolvida possui sentimentos, capacidade de percepção, sensibilidade e analise critica, não se permitindo ser lesada por pessoas que tentam extrapolar em suas atitudes e desejos. Praticar erros é errar duas vezes.
De nada adianta o negociador se sobressair bem numa primeira negociação é importante, mas profissional em questão deve saber distinguir o pessoal do profissional, para não cometer qualquer deslize que possa comprometer a imagem de quem ele representa. A visão holístico-sistêmica tem contribuído muito com o sistema administrativo, dando ênfase em alguns pontos
...