Tecnicas De Negociação
Trabalho Escolar: Tecnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aluna1962 • 1/3/2015 • 2.116 Palavras (9 Páginas) • 118 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo elaborar um planejamento a fim de solucionar um conflito surgido na implantação de uma gravadora musical, que tem como projeto a mudança de sua sede para a cidade de Campinas no bairro Parque Dom Pedro, no interior de São Paulo. Com a notícia, a associação de moradores do bairro se reuniu contra a instalação da mesma, gerando um conflito de interesse. Sendo assim, para a resolução desse conflito iremos utilizar os Conceitos de Técnicas de Negociação e Analise de Comportamento Organizacional. Através dessas técnicas, este trabalho tem como pretensão viabilizar uma solução benéfica tanto para a gravadora como também para os moradores.
DESENVOLVIMENTO
Ao exposto sabendo que uma conceituada Gravadora Musical (MegaCamp Music Corporation do Brasil) mediante pesquisa territorial pretende se instalar na cidade de Campinas no interior do Estado de São Paulo em um bairro de classe média Parque Dom Pedro, onde instalará sua sede. Ao saber da notícia, os moradores através da Associação do bairro representada pelo presidente Sr. Marcos Guerra, tem como objetivo embarguar a implantação da mesma, alegando que ela não trará benefício algum para o bairro, devido a falta de estrutura social e cultural. Sendo o Sr. Henrique Mello um administrador experiente e com estilo ardiloso, se parte do pressuposto de que os negociadores devem ser evitados ou mantidos a distância, entrou com pedido de interdição da obra junto a Prefeitura Municipal, se antecipando a liberação do alvará da mesma. Por sua vez, a Prefeitura após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente que entrou em contato com a empresa, informando sobre a reinvindicação da Associação de Moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação. Diante das objeções, a Gravadora MegaCamp Music Corporation do Brasil em nota, nomeou como procurador e representante legal o Sr. Jorge Andrade, estrategista de negócios experiente em solucionar e negociar conflitos destacando-se por seu estilo confrontador, busca equidade focada na confiança e usa o consenso entre as partes apreciando a necessidade de contestar questões que considera relevantes para que se esclareçam dúvidas referentes ao projeto aos moradores e trazer soluções para esta lide. A Prefeitura Municipal requereu de ambas as partes, um prazo de 45 dias para um acordo final sendo nos próximos 20 dias, uma primeira reunião para negociação de propostas e contra-propostas de cada uma das partes. As reuniões serão acompanhadas pela Secretaria competente.
Diante do pronunciamento da Associação de Moradores do Parque Dom Pedro através de seu Presidente e Administrador, Sr. Henrique Mello, foi reinvindicado alguns pontos principais a serem negociados.
1)O bairro Parque Dom Pedro é um bairro novo e necessita de melhorias;
2)A sinalização do bairro é precária tanto para veículos, ciclistas e pedestres;
3)O funcionamento de uma Gravadora ocasionará perturbação de ordem pública;
4)Os moradores do bairro Parque Dom Pedro em sua maioria são pessoas da 3ª idade;
5)Haverá tráfego intenso de veículos, em lugares onde as pessoas caminham pelas calçadas e crianças brincam pelas ruas;
6)Haverá afluência de fãs e admiradores na chegada e na saída de artistas e cantores;
7)O bairro não necessita de progresso;
Diante das objeções dos moradores, a Gravadora Musical MegaCamp Corporation do Brasil se manifestou: Pela Gravadora, seu representante legal Sr. Jorge Andrade, propôs na primeira reunião aos membros da Associação do bairro uma visita a sede da Gravadora, recepcionando-os com um cofee break, para também conhecerem as instalações e atividades, bem como sanar dúvidas dos mesmos, quanto ao barulho sonoro que poderá ocorrer com a implantação de sua filial naquele local. Na reunião, foi argumentado pelos membros da comissão representada pelo Sr. Henrique Mello, a procupação referente a barulhos oriundos da instalação da Gravadora, questões de segurança no local, alterações na infraestrutura do bairro e a preocupação em não comportar as mudanças propostas pela Gravadora. Foi explanado pelo representante da Gravadora que a mesma já possui um projeto e recursos disponibilizados com referência a investimentos na parte de segurança, onde serão contratados funcionários de uma empresa privada que farão a segurança no local 24 horas por dia, a empresa é especializada no ramo de monitoramento através de instalação de câmeras ao redor da Gravadora e da área de lazer destinada aos seus frequentadores à solicitação junto à Secretaria de Segurança do Município, reforço de ronda comunitária da Guarda Municipal junto à Secretaria de Segurança do Estado, intensificação de patrulhamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar no bairro, visando maior e melhor segurança a todos.
A Gravadora também visa projeto de melhoria da infraestrutura do bairro, com investimentos previstos para aplicação nas ruas, identificando-as quando não houver placas indicativas, calçamentos com guias rebaixadas para pessoas portadoras de deficiência física e idosos, locais reservados de estacionamento de veículos para idosos, travessia de pedestres, ciclovias, sinalização adequada em esquinas com maior fluxo de veículos, incluindo semáforos em pontos estratégicos do bairro, em parceria com o Departamento de Trânsito. Também foi apresentado pelo Sr. Jorge Andrade, em parceia com a Secretaria de Obras da Prefeitura do Município, a construção de uma obra tipo rotatória para a melhoria da flexibilidade do trânsito, permitindo maior facilidade de veículos que circndam o local, aliviando o fluxo de veículos dentro do bairro, com o objetivo de evitar acidentes de trânsito principalmente aos idosos, considerando que a maioria circula pelo bairro. Pelo representante legal da Gravadora Sr. Jorge Andrade, também foi explanada a preocupação social e ambiental, aplicada no Município e com verbas próprias, em parceria com a Secretaria do Bem Estar da Prefeitura, e será construída um área de lazer destinada a receber pessoas da 3ª idade, onde serão realizados encontros e confraternizações semanais com apresentação de cantos, bandas instrumentais, festas e jantares para os aniversariantes, bailes, e um espaço para que os mesmos recebam aulas gratuitas de massagem, hidroginástica e demais exercícios com profissional de educação física
...