Tecnicas De Negociação
Trabalho Universitário: Tecnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: privot • 24/8/2013 • 1.050 Palavras (5 Páginas) • 275 Visualizações
Diferentes definições de negociação
Negociação: 1 Ato ou efeito de negociar. 2 Contrato, ajuste. 3 Discussão de um assunto de interesse comum entre agentes autorizados de duas ou mais nações. 4 Negócio. (DICIONÁRI MICHAELIS). Ou seja, Negociação é a ação e o efeito resultante de um acordo ou ajuste de um determinado assunto entre partes distintas.
Agora vamos para algumas de suas definições.
O universo da negociação está sempre em constante mudança. As verdades de hoje podem ser as inverdades de amanhã.
Durante a nossa vida estamos a todo o momento negociando, e isso é inevitável no nosso dia a dia, sendo que, muitas vezes sequer percebemos que estamos em pleno processo de Negociação.
Essa definição achamos em um vídeo de treinamento no Youtube, ela é bem completa e leva em sua totalidade ao fator ganha-ganha:
Negociação implica em dar e receber, conquistar e ceder, pois o ato de negociar busca uma solução não uma vitória. (You tube – Prática e técnicas de negociação – mpf 2007).
Negociação é o produto de uma situação onde as partes divergem sobre algo, buscando idéias, propósitos ou interesses no qual o resultado seja aceitável de maneira que os envolvidos tenham a oportunidade de argumentar sobre seus diferentes pontos de vista e que ao final, esse produto seja maior que os interesses individuais das partes.
Processos Gerencias – 1ª série
Técnicas de negociação
ATPS - ETAPA 2(a)
INTRODUÇÃO
Apresentaremos neste trabalho alguns conceitos sobre negociação.
Todos os dias negociamos com clientes, fornecedores, amigos, família e muita vezes autonegociamos.
Na verdade negociar é uma habilidade fundamental não somente em pessoas que ocupam cargos administrativos, mas na vida de todo ser humano.
A negociação atualmente passou a ser algo especializado com base científica.
Durante um processo de negociação não podemos esquecer o fator humano, ele está presente em todo processo por mais racional que este seja. Daí a necessidade de ser muito bem planejada e estruturada, visando o sucesso e eliminando ou amenizando o fator surpresa nesse processo.
O entendimento das partes nesse processo é extremamente importante, pois esse resultado é que dirá se a negociação foi um sucesso ou um fracasso.
Abordaremos esses e outros conceitos a seguir.
Processos Gerencias – 1ª série
Técnicas de negociação
ATPS - ETAPA 2(b)
Vamos aos conceitos de negociação:
Querer alcançar um objetivo, estando na dependência de outros para alcançá-lo inspira-nos a ter uma conversar muito convincente com esse outro, conhecer as suas metas e objetivos e alcançar um resultado satisfatório para ambos.
Negociar. Saber desempenhar esta tarefa com eficiência é fundamental para qualquer profissional.
Entrar em um processo de negociação e sair dele com um resultado satisfatório, demanda entendimento das partes, seus objetivos e as relações estruturais entre eles. (CRUMP, 2007).
*Negociação é m processo de comunicação bilateral com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta. (FISHER, R: URY, W – 1985).
*Negociação é o processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender seus interesses. (BERNABEU, 2008).
*Negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. Essa é a melhor e mais completa definição de negociação que encontramos.
*Um processo de interação oportunista entre dois ou mais partidos, com algum conflito aparente, visando atingir algo melhor em conjunto que o que conseguiriam de forma isolada. (LAX E SEBENIUS, 1986).
E após uma breve análise desses conceitos criamos o nosso próprio, ou melhor, misturamos vários em apenas um, e construímos o conceito ideal de negociação.
Processos Gerencias – 1ª série
Técnicas de negociação
ATPS - ETAPA 2(b)
Negociamos todo o tempo, como um bom exemplo disso temos um bebe recém-nascido que para dizer que está com fome, chora, e a mãe como em um acordo dá o leite em troca de silêncio do mesmo dessa forma ambos ficam satisfeitos. Mas para que uma negociação seja de fato um sucesso é preciso planejamento, informação tanto do oponente quanto de si próprio e estratégia.
Planejar todas as ações que norteiam o processo é um fator indispensável no processo.
Levantar todas as informações sejam elas relevantes ou não, aprofundando cada dado encontrado de forma a fundamentá-los de maneira sólida
...