Tecnicas Em Administração
Ensaios: Tecnicas Em Administração. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adnelia • 3/6/2013 • 6.298 Palavras (26 Páginas) • 271 Visualizações
ANHANGUERA UNIDERP
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Saúde e segurança no trabalho
Nomes e RA dos participantes do grupo:
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ELEMENTOS A SEREM EMPLEMENTADOS EM UMA PIZZARIA:
Para dar inicio à política de Higiene, Saúde e segurança do Trabalho é necessário ter o conhecimento de todos os processos, características e os equipamentos utilizados na organização. É prioridade identificar os perigos para prever os potenciais danos com o acompanhamento especializado para analisar e dar ênfase a essa tarefa. Um aspecto muito importante é que sempre que ocorrer alguma doença, lesão, acidentes ou incidente a empresa tem que fazer o relato a organização pertinente para verificar onde e como surgiram os riscos e investigar os graves acidentes.
O regulamento do tempo de trabalho é um complemento importante, pois os funcionários devem estar protegidos também as horas excessivas de trabalho, dando sempre pausas, períodos de descansos e ferias anuais remuneradas. Cumprindo assim todas as normatizações, regulamentos, a empresa poderá se enquadrar como uma empresa segura perante as normas da Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho.
Definir conceito de Acidente do trabalho e elencar profissionais que atuam na empresa que mais correm risco de sofrer algum tipo de acidente de trabalho.
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
O acidente de trabalho deve-se principalmente
a duas causas:
I. ato inseguro
É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: deixar pisos molhados podem ocasionar um escorregão podendo fraturar, ou lesionar parte do corpo, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas, dirigir a altas velocidades, Manuseio de facas e, ou outros aparelhos cortantes.
II. Condição Insegura
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, falta de sinalização e etc.
Eliminando-se as condições inseguras e os atos inseguros é possível reduzir os acidentes e as doenças ocupacionais.
Os profissionais da pizzaria em um todo estão sujeitos a riscos de acidente de trabalho. Cada um em sua área tem grandes chances de saírem lesionados. Qualificados em ordem decrescente podemos dizer que os que mais tem probabilidade de sofrerem algum tipo de acidente são:
* Os cozinheiros (fogo, objetos cortantes, etc..)
* Os lavadores de louças
* Funcionários da limpeza
* Entregadores
* Manobristas
* Segurança
* E por fim os funcionários administrativos, incluindo telefonista, gerente, recepcionista, e etc.
O que o empreendedor deve fazer para evitar acidentes de trabalho em sua pizzaria
Para um empreendimento ser bem sucedido, não depende apenas da qualidade do produto, mas também da qualidade de vida dos seus funcionários. Funcionários satisfeitos prestam serviços com mais eficiência.
Um
bom empreendedor deve sempre se lembrar de que dentro de sua empresa se seus empregados se sentirem respaldado, irão dar mais resultados e, além disso, o empresário terá mais lucros.
Portanto para evitar lesões e acidentes de trabalho este empreendedor deve tomar as medidas de segurança antes de abrir o empreendimento. Contratando também funcionários da área para este certifica-lo que está tudo dentro dos conformes.
SEGURANÇA E SAUDE NO TRABALHO
Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.
O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados
da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e lei.
No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
Toda empresa precisa constituir equipe de Segurança do Trabalho
Porque é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço
...