Tecnicas Restaauro
Exames: Tecnicas Restaauro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AngelaOster • 26/10/2014 • 3.882 Palavras (16 Páginas) • 178 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTAO AMBIENTAL
ANGELA MOURA SOUZA
Técnicas de Restauro Ambiental
Canarana – MT.
2011.
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTAO AMBIENTAL
ANGELA SOUZA MOURA
Técnicas de Restauro Ambiental
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Ambiental.
Orientador: Fernanda Rodrigues Melo de Meneses
Professor Supervisor: Luciana Trigueiro
Canarana – MT.
2011.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.............................………………………................………….…06
2. JUSTIFICATIVA...........................………………………………….....................07
3. OBJETIVOS.....................................................................................................07
3.1 . OBJETIVO GERAL…...................………………...................................…07
3.2 . OBJETIVOS ESPECIFICOS……............…………..................................07
4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.......................................................................08
4.1 . SEMEADURA DIRETA (MUVUCA)……...........….........…...............…….08
4.2 . PLANTIO DE MUDAS………………….................………….....................09
4.3. SISTEMA AGROFLORESTAIS (SAFs)…….............…..………...............11
5. METODOLOGIA..............................................................................................12
5.1 AREA DE ESTUDO....................................................................................15
5.2 COLETAS DE DADOS...............................................................................16
5.3 ANÁLISE ESTATÍSTICA............................................................................16
6. RESULTADOS E DISCUSÃO.........................................................................16
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................18
8. REFERENCIAS...............................................................................................19
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo demonstrar, estudar, analisar e refletir sobre a degradação do ecossistema. A restauração de ecossistemas vem se tornando cada vez mais procurado, uma vez que existe um aumento de áreas degradadas e por conseqüência uma diminuição do Ecossistema e da qualidade de vida humana. O domínio rural, áreas intensamente cultivadas com a monocultura, solo enfraquecido por essa decorrência de falta de vegetação, provocando assim assoreamento de rios, e florestas, ação está única e exclusivamente da falta consciência e ganância do ser humano. Uma área degradada pode regenerar-se naturalmente quando há um banco de sementes no solo e vetores de polinização e dispersão no local. No entanto, na falta destes fatores, a regeneração é dificultada, sendo que, quanto maior for o nível de alteração do ambiente, mais lentamente ocorrerá o processo de regeneração. Essa preocupação com a recuperação de áreas degradadas e danos, provocados pelo homem no ecossistema vem desde antes do século XX, o que nos proporciona alguns trabalhos referentes há essas áreas já algum tempo, dando-nos uma proporção maior e real de causa e efeito, mas ainda necessitamos de um entendimento maior com efeito global. Uma vez que, as áreas degradadas a serem analisadas apresentam um nível baixo de nutrientes e com características bastante diversificadas, quando estas comparadas ao solo original. De maneira distinta, a Restauração Ecológica é realizada por meio da restituição artificial dos sistemas ecológicos, com o desafio de iniciar um processo de sucessão ecológica o mais semelhante possível com os processos naturais, formando comunidades que tendam a uma rápida estabilização (Reis et al., 2003).
A degradação vem sendo fruto de um processo sistêmico e histórico do capitalismo, provocado pelo ser humano, e sua recuperação deve ser feita de maneira a sanar total ou parcial esse processo, uma vez que já existem problemas com repercussão mundial sobre essa questão. A restauração dessas áreas vem sendo utilizada para corrigir os efeitos negativos que as atividades antrópicas vêm causando ao ecossistema. Razão pela qual a definição, restaurar, é reconstituir o ambiente de modo que seja possível recuperar sua vida.
2. JUSTIFICATIVA
A restauração ou restabelecimento pressupõe o retorno natural as condições ambientais. Segundo Rodrigues e Gandolfi (2000), a restauração é o retorno completo as condições originais ou preexistentes. Porem essa possibilidade é remoto pela falta de informação sobre o ecossistema antes da degradação e pela dificuldade de retorno a situação original.
Consideram-se degradadas áreas que apresentam “sintomas” como: mineração, processos erosivos, ausência ou diminuição da cobertura vegetal, deposição de lixo, superfície espelhada, entre outros (SMA 2004).
A execução do projeto de restauração
...