Tecnico Segurança Do Trabalho
Monografias: Tecnico Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivonyflor1975 • 23/1/2015 • 595 Palavras (3 Páginas) • 1.054 Visualizações
AVALIAÇÃO N3 - ÉTICA E CIDADANIA NO TRABALHO
TURMA 55ST302F
* Required
Nome: *
“Se eu soubesse algo que me fosse útil e que fosse prejudicial à minha família, expulsá-lo-ia de meu espírito. Se eu soubesse algo útil à minha família que não o fosse à minha pátria, tentaria esquecê-lo. Se eu soubesse algo útil à minha pátria que fosse prejudicial à Europa, ou que fosse útil à Europa e prejudicial ao gênero humano, considerá-lo-ia um crime, pois sou necessariamente homem, ao passo que sou francês por mera casualidade.” (Montesquieu)
Do que trata o texto acima? (2,0)
Ética é que o conjunto de valores morais que conduzem o comportamento humano dentro da sociedade. As organizações seguem os padrões éticos sociais, porém criam suas próprias regras para o bom andamento dos processos de trabalho, e alcance de metas e objetivos.O profissional deve seguir tanto os padrões éticos da sociedade quanto as normas e regimentos internos das organizações.
Qual a importância da conduta ética no trabalho? (2,0)
Empresa SOL. Fato: SOL é uma empresa de eletroeletrônicos e em suas lojas está exposto um banner gigante com sua missão, visão e valores. Entre os valores citados está o “respeito ao cliente”. Problema: Um cliente é destratado por um dos vendedores e o cliente indignado descreve o fato em um bilhete e deposita na caixa de sugestões. O bilhete acaba gerando uma demanda para o RH no sentido de organizar palestras e seminários para os vendedores, objetivando aprimorar o marketing de relacionamento dos funcionários com os clientes, porém um dos mais antigos e também o melhor vendedor recordista em bater metas diz que não tem mais nada a aprender e que ele não vai participar. Outros vendedores seguem o raciocínio do colega veterano e se recusam participar do treinamento.
Qual a solução ética a ser tomada enquanto gerente? (2,0)
CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA E DO COLABORADOR: Um consultor nos relata o caso de um profissional com excelente qualificação técnica, grande experiência e profundo senso de responsabilidade, que estava há muito tempo em uma organização. Ele tinha qualificação para ser promovido a diretor mas estava estacionado no posto de gerente. Qual o motivo? Choque cultural, de acordo com o consultor. Tratava-se de uma empresa alemã cujo ambiente de trabalho era circunspecto, silencioso e formal. O temperamento do gerente era oposto. Alegre e expansivo, gostava de contar casos engraçados e de rir, chegando a fazer algumas ironias com a seriedade dos outros. Os diretores viam seu comportamento como imaturo e não confiável. "Não dá para confiar, ele é meio moleque", disse um dos diretores. "É inteligente, muito bem preparado, mas é um pouco fora do padrão." DIAGNÓSTICO DO CONSULTOR: O consultor apresentou à direção da empresa o diagnóstico de falta de afinidade cultural. Os diretores, segundo ele, concordaram com sua avaliação “com extrema correção e sentido ético” e deixaram-no à vontade para encontrar
...