Tecnologias para educação na escola e instalações extracurriculares
Tese: Tecnologias para educação na escola e instalações extracurriculares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Betasud • 1/6/2014 • Tese • 597 Palavras (3 Páginas) • 274 Visualizações
Resumo
Este artigo estuda a influência da tecnologia na educação em espaços escolares e não escolares. Observamos e avaliamos como são utilizadas as novas tecnologias como recurso de auxílio aos professores em sala de aula e profissionais em espaços não escolares. Primeiramente discutimos sobre a relação tecnologia e educação e, nesse sentido, como as novas tecnologias enquanto recurso didático bem planejado pode ser utilizado para introduzir e aprofundar conhecimentos e colaborar para a construção dos mesmos. Num segundo momento avaliamos duas instituições escolhidas que atuam em espaços escolares e não escolares. Encontramos no espaço escolar pesquisado alguns recursos tecnológicos tais como computador e lousa digital que colaboram positivamente no processo de aprendizagem, pois acaba por diferenciar as aulas convencionais. Tornam as aulas mais dinâmicas, pois despertam a atenção e possibilitam a interação com a realidade do aluno. Já a segunda instituição - não escolar, abre um espaço de oficinas para a comunidade e contribui para novas oportunidades de trabalho. Desta forma, após essas pesquisas, acreditamos que a tecnologia para ser usada na educação deve ser bem planejada - utilizada como complemento escolar e não-escolar, pois favorece duas realidades - a do professor - que terá que planejar e estudar para usar esses recursos, e a do aluno que terá novas formas de estímulos à sua aprendizagem.
Palavra-chave:
Tecnologia, Educação, Espaço escolar e não-escolar
Introdução
Na sociedade moderna em que vivemos os meios de comunicação vêm crescendo, se desenvolvendo e cada vez mais as novas tecnologias vem interferindo diretamente na formação das pessoas, sejam elas crianças, jovens ou adultos, através da televisão, do computador, do rádio, do celular, etc. Atualmente, o papel do indivíduo na sociedade está sendo modificado, pois, por exemplo, o professor passa a ter outros recursos para utilizar em sala de aula a partir das novas tecnologias. Devido a estas transformações, o grupo tem por objetivo neste trabalho pesquisar, em instituições formais e não-formais, a forma como estas novas mídias estão sendo implementadas em prol da educação.
Escolhemos o Lar doce Lar[1], localizada no Alto da Boa Vista da cidade de São Paulo, que desenvolve uma série de oficinas educativas, entre elas o Laboratório de Informática e que tem como objetivo capacitar crianças, adolescentes, jovens e pais através de aulas individuais ou em grupos para utilizarem computadores e entender a tecnologia, respeitando-se obviamente, cada faixa etária.
A outra instituição escolhida foi a Escola Logo[2], que tem como um de seus objetivos educar faz com que seus alunos estabeleçam hipóteses, criem relações com o meio em que vivem através de projetos e dos recursos de comunicação e informática. Os professores são orientados a utilizar as mídias sempre que possível, trazendo para a sala de aula novas formas de adquirir conhecimento, muitas vezes mais divertidas.
Desta forma abordaremos o tema mídias, tendo como exemplo duas instituições distintas, uma no espaço escolar (uma escola particular com flexibilidade e acesso
...