TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempo De Pega Do Gesso

Monografias: Tempo De Pega Do Gesso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 3

TEMPO DE PEGA DO GESSO

1. OBJETIVO

Verificar através de testes práticos em laboratório o tempo de pega do gesso (C3 = 0,7).

2. MATERIAL NECESSÁRIO

• Aparelho de Vicat

• Vasilhame de inox

• Moldes

• Espátula

• Cronômetro

• Gesso

• Água

3. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Gesso é o termo genérico de uma família de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados e anidros de cálcio; são obtidos pela calcinação da gipsita natural, constituída de sulfato biidratado de cálcio geralmente acompanhado de uma certa proporção de impurezas, como sílica, alumina, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio.

A presença do gesso na construção, em forma de revestimento de paredes de alvenaria ou mesmo como material para construção das divisórias internas dos imóveis, começou a ser difundido na mesma época que o isopor, que é aplicado nas lajes dos edifícios. Porém, por considerarem alto o investimento, os empresários do setor estão intensificando o uso do produto.

Embora tenhamos ainda alguns fatores culturais com relação ao gesso, dentre eles a falta de referência do produto, que assegure aos consumidores segurança e qualidade, observa-se um crescimento anual da ordem de 20 a 30% no consumo. A expectativa é de que a partir da apreciação e divulgação, o material possa ser amplamente empregado pelas construtoras, a exemplo do que ocorre nos países desenvolvidos. Observa-se que o consumo per capita do gesso no Brasil não ultrapassa 3 quilos por pessoa ao ano, enquanto na Europa é de 80 quilos por pessoa ao ano, nos Estados Unidos 86 quilos e no Japão 75 quilos.

Para a Construção Civil, o gesso possui algumas vantagens, como:

Baixo Custo: Construções e reformas que utilizam o gesso exigem menos número de material para completar o m². Ganha-se em tempo e dinheiro, alem de reduzir o desperdício na obra.

Facilidade na montagem: O trabalho com o gesso é prático e rápido e a obra fica pronta em menos tempo.

Flexibilidade: Para atender as necessidades de cada obra/ambiente, conforme tamanho, número de divisórias, decoração.

Resistência: A fabricação do gesso segue normas que preparam para suportar um bom nível de pressão, adequado à construção civil.

Isolamento Térmico: Paredes, tetos e divisórias apresentam resistência ao frio e ao calor – semelhante à alvenaria convencional. É uma propriedade natural do gesso.

Incombustível: O gesso não pega fogo e a molécula de água presente em sua composição oferece grande resistência ás chamas.

Regulação Higrométrica: A porosidade do gesso permite que ele retire ou devolva a umidade ao ambiente, de acordo com as condições internas e externas.

4. PROCEDIMENTO

Foram disponibilizadas 3 razões de água / gesso:

C1=0,5

C2=0,6

C3= 0,7

Nosso grupo realizou o ensaio com o C3=0,7, portanto:

Mg= 480

0,4 + C

Mg= Massa do Gesso em Gramas

C= razão água/ gesso

Ma= Massa água em gramas

Mg= 480 = 436,36g

0,4 + 0,7

Os corpos de prova foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com