Tempos Modernos
Artigos Científicos: Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gdmegdme • 24/9/2014 • 822 Palavras (4 Páginas) • 347 Visualizações
Introdução
O presente trabalho é sobre GESTÃO DE PESSOAS.
Nessa ETAPA-1 da ATPS abordaremos o assunto da gestão na era industrial, onde, maquinas tinha mais valor que homem, homem tinha apenas o papel de emprestar suas mãos para o trabalho diário. E a gestão dos dias atuais, onde mais que doar sua mão ao trabalho, ele agrega valores a empresa, considerado capital intelectual. O objetivo é definir a gestão de pessoas e as mudanças organizacionais, elaborando um relatório, retratando um paralelo entre o filme tempos moderno e a moderna gestão.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica , enriquecida com o contexto histórico de tempos modernos.
Desenvolvimento
É fato que a Gestão de Pessoas vem tendo, cada vez mais, um maior destaque nas organizações deixando de passar de um simples setor de promoções e preocupações com a qualidade de vida no trabalho, para ser um setor chave na estratégia de crescimento das Organizações. Até 1930, a Gestão de pessoas trabalhava simplesmente comprando mão-de-obra exercendo mais uma função contábil. Após a crise se 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte americana, levando grande parte da população ao desemprego e a fome.
A crise, conhecida como “A Grande Depressão”, foi a maior de toda a história dos Estados Unidos. Como nesta época, diversos países do mundo mantinham relações comerciais com os EUA, a crise acabou se espalhando por quase todos os continentes. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma critica a modernidade da época e ao capitalismo representando pelo método de industrialização.
O filme mostra claramente que os trabalhadores eram visto como objetos, a exagerada carga de trabalho e a exploração que era grande para que a produção aumentasse, pois só era importante o lucro que empresa iria obter o retorno financeiro, os trabalhadores não tinham seus direitos garantidos por lei. Nota-se que a preocupação com inovações tecnológicas em benefício das empresas já existiam naquela época.
Podemos observar que o a máquina era mais valorizada que o homem e não havia tempo para se tratar de coisas que não lhe dessem lucro. Fazendo a mesma atividade repetitiva os operários tinham lesões como, doenças, stress e depressão como mostram no filme o operário interpretado por (Charles Chaplin) na famosa cena em que ele aperta os parafusos da linha de montagem. Após algum período, surgiram as leis trabalhistas, e o setor de Recursos Humanos começou a exercer esse papel de legalidade dentro das Organizações, e a partir de 1950 a Gestão de Pessoas começou a tomar face do que hoje realmente é, sendo responsável por treinar e melhorar a qualidade de vida no trabalho. Sim, trabalhador, que antes não passava de mão de obra. Que só tinha esta serventia: a de emprestar suas mãos para o trabalho diário em uma empresa qualquer num lugar qualquer no planeta, eram meras extensões das máquinas, como alguns acreditavam (Bowdith e Buono, 2002). Hoje tratado de colaborador, começou a ser visto de outra forma, não como custo, mas como o Ativo que irá trazer resultado para as organizações e que será o seu diferencial competitivo. Hoje o setor de Recursos Humanos se torna uma parte chave para a organização alcançar os objetivos e que irá possibilitar a empresa alcançar sua visão de futuro.
A gestão de pessoas inclui seis processos dinâmicos/ interativos, que são: Processos de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar
...