Teoria Análise de resultados
Seminário: Teoria Análise de resultados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunacampelo • 8/5/2014 • Seminário • 351 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Análise dos Resultados
Foram realizados três tipos de análise: primeiramente uma análise descritiva, visando denotar o comportamento das questões individualmente e a validação do questionário através do alpha de Cronbach; posteriormente, foi realizada a análise de correspondência, com o objetivo de demonstrar graficamente o comportamento dos atributos investigados perante os dois grandes grupos de empresas pesquisadas do ParqTec e do Ciatec; por fim, um teste binomial, visando validar ou refutar a hipótese H0 de que as proporções de "discordância", "concordância" e "parcial" são iguais para os Parques de São Carlos e Campinas, ParqTec e Ciatec, respectivamente.
Análise descritiva
Após os dados contidos nos questionários serem coletados, foi verificada a integridade e a coerência das respostas, uma vez que incoerências, como respostas faltantes ou mais de uma alternativa assinalada, podiam ainda ser corrigidas. Tendo feito esta verificação, o passo seguinte foi tabular somente as respostas em uma planilha do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS).
Dentre as 39 empresas pesquisadas, foram invalidados os questionários em quatro empresas do Ciatec e cinco do ParqTec, pois estas eram compostas por apenas 1 pessoa, impossibilitando as inferências sobre gestão do conhecimento. Em outras cinco empresas do Ciatec não foi possível estabelecer contato, uma vez que os e-mails retornaram e o telefone não foi atendido; e, por fim, quatro empresas do Ciatec optaram por não participar da pesquisa.
Totalizou assim uma amostra restante de 21 empresas, onze instaladas no ParqTec e dez empresas do Ciatec. A taxa de questionários aceitos sobre a amostra inicial de 16 empresas do ParqTec corresponde a 68,75% e sobre a amostra de 23 empresas do Ciatec é de 43,48%.
Perante as respostas coletadas, obteve-se primeiramente o coeficiente alpha de Cronbach, uma etapa fundamental na primeira fase de análise dos dados, pois se refere à consistência das respostas dos indivíduos em relação a todos os itens investigados, além de não requerer separação de itens nem repetição da aplicação (BLAND e ATLMAN, 1997; SCHMITT, 1996). Foi obtido um alpha equivalente a 0,8426, que, de acordo com Hair et al. (2005b), indica uma confiabilidade muito boa, o que valida o questionário elaborado e aplicado no contexto desta pesquisa.
...