Teoria Classica Da Administração
Dissertações: Teoria Classica Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wilson.ribeiro • 3/5/2013 • 330 Palavras (2 Páginas) • 801 Visualizações
Passo 1
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Surgiu na França o pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol - engenheiro -, nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.
Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a chamada Teoria Clássica da Administração (Henri Fayol). A Teoria Clássica partia do estudo do todo organizacional e da sua estrutura para garantir a eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos (seções, departamentos, etc.) ou pessoas (ocupantes de cargos e executores de tarefas). Esta teoria surge como resposta ou solução a uma imensa variedade de empresas, com tamanhos diferenciados, problemas de baixos rendimentos dos recursos utilizados, desperdicio, insatisfação generalizada entre os operarios, intensa concorrencia e ao alto volume de perdas por decisões mal formuladas.
Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.
A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marca a essência da Teoria Clássica, como concebida por Fayol.
A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiencia de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, secções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.
A análise das tarefas de cada individuo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao individuo.
Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou os princípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
...