Teoria Comportamental
Artigos Científicos: Teoria Comportamental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandomaculele • 22/3/2014 • 926 Palavras (4 Páginas) • 564 Visualizações
Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista)
Marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordo com suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias.
A Teoria Comportamental da Administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teorias Classica, das Relações Humanas e da Burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. Para muitos, representa a aplicação da Psicologia Organizacional à Administração.
Surgiu em 1947, com o livro O Comportamento Administrativo, de Herbert Alexander Simon que dá início à Teoria das Decisões e críticas às Teorias Clássica e das Relações Humanas - iniciando a Teoria Comportamental. Outro aspecto importante da Teoria Comportamental é o Processo Decisorial. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
A idéia de um tomador de decisões, dentro de uma racionalidade limitada pela escassez de informações que pode obter e se processar, conduz ao conceito do homem administrativo, que se comporta buscando soluções satisfatórias e não soluções ótimas.
Nas organizações existem sempre conflitos entre os objetivos individuais e os objetivos organizacionais. Na medida em que as organizações pressionam para alcançar os seus objetivos, elas privam os indivíduos da satisfação de seus objetivos pessoais, e vice-versa.
O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas. Maslow apresentou a teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estao organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência:
1. Necessidades Fisiológicos
2. Necessidades de Segurança
3. Necessidades Sociais (afeto)
4. Necessidades de Estima (status)
5. Necessidades de Auto-realização
Por fim, uma extensa apreciação crítica a respeito da Teoria Comportamental na Administração como uma tentativa de balanço de suas contribuições e suas limitações mostra sua profunda influência na teoria administrativa. Sua ênfase são as pessoas e seus principais enfoques são estilos de administração, teoria das decisões e integração dos objetivos organizacionais e individuais. Teria Comportamental é a corrente baseada psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da Teoria das Relações Humanas.
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional (D.O): são as mudanças que ocorrem dentro de uma organização. Segundo essa teoria aberta, democrática e participativa, as organizações devem se voltar mais às pessoas do que às técnicas e recursos para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.
Conceito de Desenvolvimento
A tendência natural de toda organização é crescer e desenvolver-se. O desenvolvimento é um processo lento e gradativo que conduz ao exato conhecimento de si próprio e à plena realização de suas potencialidades. A eficiência da organização relaciona-se indiretamente com sua capacidade de sobreviver, de adaptar-se, de manter sua estrutura e tornar-se independente da função particular que preenche. A fim de que uma organização possa alcançar um certo nível de desenvolvimento, ela pode utilizar diferentes estratégias de mudança:
1. Mudança evolucionária: quando a mudança de uma ação para outra que a substitui é pequena e dentro dos limites
...