Teoria Das Relações Humanas
Exames: Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandaalmeida19 • 13/6/2014 • 347 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Teoria das Relações Humanas
A Escola das Relações Humanas surgiu como uma contraposição a Escola Clássica, voltando sua atenção para o comportamento dos funcionários e como ele influencia a produtividade. Os colaboradores humanistas viam a organização como um grupo de pessoas, propunham uma maior participação dos funcionários na tomada de decisões, delegação plena de autoridade e uma melhor comunicação entre os níveis hierárquicos e acreditavam principalmente que o relacionamento pessoal criavam condições de trabalho que favoreciam o aumento de produtividade.
Seguindo essa ótica eles pensavam que os funcionários trabalhariam mais se acreditassem que a administração se preocupa com seu bem- estar, se o empregado tivesse maior autonomia e estimulavam programasm para capacitação e conhecimento.
Essa escola se importava com a satisfação no trabalho e como a liderança informal e o conteúdo do cargo influenciava o comportamento e a eficiência. Mas acima de tudo o sistema social formado pelos grupos e como eles definiam a forma de agir dos indivíduos na organização, resultando o nível de produção dessa integração social, sempre foi visto por essa escola como o fator mais influente na produtividade.
Para a Escola das Relações Humanas, a motivação econômica é secundária na determinação do rendimento do trabalhador. Assim as pessoas são motivadas por recompensas sociais simbólicas e não materiais, pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação nas atividades dos grupos sociais nos quais convivem.
De acordo com a teoria da escola das relações humanas relacionadas ao bem-estar para um maior produção no trabalho, a Roche cria ações que envolve o bem físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais para o maior bem- estar de seus funcionários. E acreditando que a motivação das pessoas são as recompensas sociais simbólicas, criou o Programa Vivendo a Visão em que reconhece, premia e incentiva iniciativas que contribuem para o alcance da Visão Roche, criando uma cultura de reconhecimento.
Seguindo os pressupostos de estimulação de programas de capacitação da teoria humanista, a Roche desenvolve ações direcionadas ao desenvolvimento de seus profissionais, com capacitação profissional e treinamentos corporativos, mapeando perspectivas de carreira e oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional para todos os níveis.
...