Teoria De Correlação E Regressão Linear
Ensaios: Teoria De Correlação E Regressão Linear. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaR16 • 21/11/2013 • 528 Palavras (3 Páginas) • 1.451 Visualizações
Existe um conjunto de métodos estatísticos que visam estudar a associação entre duas ou mais variáveis aleatórias. Dentre tais métodos, a teoria da regressão e correlação ocupa um lugar de destaque por ser o de uso mais difundido.
serão abordados os fundamentos dos métodos estatísticos da correlação e regressão, com vistas à sua aplicação em hidrologia. O objetivo é o de apresentar os conceitos básicos que permitam ao leitor realizar estudos de correlação e regressão linear entre duas ou mais variáveis aleatórias hidrológicas.
“O estudo das relações porventura existentes entre as variáveis.”
A Análise de regressão e correlação, compreende a análise de dados amostrais para saber se e como as duas ou mais variáveis estão relacionadas uma com a outra numa população. A análise de regressão estuda o relacionamento entre uma variável chamada a variável dependente e outras variáveis chamadas variáveis independentes.
Este relacionamento é representado por um modelo matemático, i.e., por uma equação que associa a variável dependente com as variáveis independentes. Este modelo é designado por modelo de regressão linear simples se define uma relação linear entre a variável dependente e uma variável independente. Se em vez de uma, forem incorporadas várias variáveis independentes, o modelo passa a denominar-se modelo de regressão linear múltipla.
A análise de correlação dedica-se a inferências estatísticas das medidas de associação linear que :
- coeficiente de correlação simples: mede a “força” ou “grau” de relacionamento linear
entre duas variáveis”
- coeficiente de correlação múltiplo: mede a “força” ou “grau” de relacionamento entre
uma variável dependente e um conjunto de outras variáveis.
As técnicas de análise de correlação e regressão estão intimamente ligadas. Correlação e Regressão Simples.
A medida da variação conjunta das variáveis ou co-variação observada em um diagrama de dispersão é a correlação entre as duas variáveis. Essa medida é realizada numericamente por meio dos coeficientes de correlação que representam o grau de associação entre duas variáveis continuas. As medidas genéricas de correlação, frequentemente são designadas por, são adimensionais e variam entre.
A correlação representa
simplesmente a tendência que as variáveis apresentam quanto à sua variação conjunta. Assim, a medida da correlação não indica necessariamente que há evidências de relações causais entre duas variáveis. As evidências de relações causais devem ser obtidas a partir do conhecimento dos processos envolvidos.Obviamente haverá casos em que uma variável está na origem da outra, tais como aqueles que associam a precipitação e o escoamento superficial em uma dada bacia. Entretanto, existirão situações em que as variáveis apresentam a mesma causa, como, por exemplo, a eventual forte correlação entre as vazões médias mensais de duas bacias vizinhas não significa que a mudança da vazão de uma delas é causada pela alteração da outra; certamente,
...