Teoria Do Consumidor
Artigo: Teoria Do Consumidor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bernabebest • 9/12/2014 • 4.643 Palavras (19 Páginas) • 1.190 Visualizações
Índice
Introdução 2
Objectivos 3
Específico 3
Metodologia 4
Resultados esperados 4
Teoria do consumidor 5
Tipos de consumo 6
Preferências do Consumidor 8
Utilidade Total e Marginal 8
Teoria do valor 14
Curva de indiferença 14
Restrição Orçamental 19
Equilíbrio do consumidor 20
Excedente do consumidor 25
Conclusão 28
Referências bibliográficas 29
Introdução
Este texto introdutório a microeconomia versa fundamentalmente sobre a teoria de consumidor. Por ser um texto introdutório ao nível de uma disciplina semestral do primeiro ano, abordamos de uma forma especifica alguns subtemas nele incluído:
Tipos de consumo; Preferências do Consumidor; Utilidade Total e Marginal; Lei da utilidade marginal decrescente; Maximização da utilidade; Teoria do valor; Curva de indiferença; Restrição Orçamental; Equilíbrio do consumidor, Variações no equilíbrio do consumidor e Excedente do consumidor.
Objectivos
Tendo em conta que os objectivos relatam o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do trabalho. No presente trabalho dividimos esses objectivos em:
Geral
Proporcionar uma visão geral da teoria do consumidor.
Específicos
Definir a teoria do consumidor;
Identificar os tipos de consumo;
Descrever as preferências do consumidor;
Metodologia
Tendo em mente os objectivos acima citados, o presente trabalho foi elaborado na base de alguns metódos que levaram a elaboracao da mesma. Como fonte, de acordo com o critério de origem dos dados e informações, destacam-se algumas metodologia como:
Pesquisa bibliográfica a livros;
Manuais de microeconomia;
Consulta a website e informação disponível via internet.
Resultados esperados
No final do trabalho esperamos por resultados positivos e satisfatórios, e nós esperamos transmitir informações ou fontes que de certa forma devem ser fiável ou seguras.
Teoria do consumidor
A Teoria do Consumidor, ou Teoria da Escolha, é uma teoria microeconômica, que busca descrever como os consumidores tomam decisões de compra e como eles enfrentam os tradeoffs e as mudanças em seu ambiente.
Trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha. Ele se caracteriza em uma acçãoeconómica que visa à resolução de problema mas acarreta outro, obrigando uma escolha. Ocorre quando se abre mão de algum bem ou serviço distinto para se obter outro bem ou serviço distinto.
Os factores que influenciam as escolhas dos consumidores estão basicamente ligados à sua restrição orçamentária e preferências.
Os principais instrumentos para a análise e determinação de consumo são a curva de indiferença e a restrição orçamentária. Para a Teoria do Consumidor, as pessoas escolhem obter um bem em detrimento do outro em virtude da utilidade que ele lhe proporciona.
A teoria do consumidor trata fundamentalmente da teoria da escolha individual. Assim, é uma teoria da escolha individual, que envolve assuntos como a forma racional de consumo, preferência do consumidor e as curvas de indiferença.
A teoria do Consumidor é sustentada por hipóteses de racionalidade, que é dividida em três partes: preferências, restrições e escolhas.
O objecto básico da teoria do consumidor é o comportamento do consumidor individual. Sendo o consumidor visto como uma unidade de consumo de gasto, portadora de certo orçamento. Existe uma hipótese básica de que os indivíduos distribuem de forma racional a totalidade de suas despesas, buscando obter o máximo de satisfação dentro das limitações de orçamentos.
Os principais instrumentos para a análise e determinação de consumo são a curva de indiferença e a restrição orçamentária.
Tipos de consumo
O consumo é a actividade que consiste na fruição de (bens) e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens) ou imaterial (no caso dos serviços). Constitui-se na fase final do processo produtivo, precedido pelas etapas da produção, distribuição e comercialização. Abaixo representa-se os tipos de consumos segundo a sua classificação:
Esta classificação baseia-se na natureza das necessidades satisfeita
Consumos Essenciais:
Consiste no consumo de bens e serviços destinados à satisfação de necessidades primárias, ou seja, de bens indispensáveis.
Ex: alimentos, vestuário, habitação, educação e transportes.
Consumos Supérfluos ou de Luxo:
São os consumos destinados à satisfação de necessidades terciárias.
Ex: cosméticos, bijutarias, perfumes, sauna.
Esta classificação depende do autor do acto de consumir
Consumo privado:
É realizado pelas famílias e pelas empresas pertencentes à iniciativa privada, que como agente económico, utilizam o rendimento que obtêm na actividade produtiva para comprar bens e serviços necessários à satisfação de suas necessidades, tais como: alimentação, vestuário, habitação,
...