Teoria Racional Do Consumidor
Artigos Científicos: Teoria Racional Do Consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Kellynha • 4/9/2013 • 269 Palavras (2 Páginas) • 639 Visualizações
Teoria racional do comportamento do consumidor.
Tudo está ligado à consciência e raciocínio. A razão está ligada a todo esse processo, e é preciso ter a consciência de que só a razão vai nos levar a uma decisão mais critica e confiável na escolha dos seus desejos e necessidades no papel do consumidor.
As teorias racionais consideram os afetos humanos secundários, os quais só controlariam pessoas com problemas. Assim, a grande massa dos consumidores teria consciência de seu comportamento e o controlaria. Segundo os racionalistas, colocar a emoção como explicação do comportamento é colocar o maior dom humano em lugar secundário.
Quando um cliente decide comprar um produto, porém, ainda não conhece os resultados ou não tem muitas informações sobre ele, portanto, é necessária a indicação de uma boa decisão por meio de informações, pesquisas e modelos anteriores a eles.
Vamos a um exemplo, uma empresa tem um problema com certo produto e decide trocar por outro, mas suas informações sobre ele não estão completas, não dá para simplesmente colocar o novo produto só pelo fato de gostar de sua embalagem, então a razão entra ai, deixando o afeto/emoção de lado e levando a ter mais informações concretas sobre o produto, pelo menos as informações necessárias.
É, como se percebe, um processo formal, racional:
1. identificação do problema
2. descrição da necessidade
3. especificação do produto
4. busca de fornecedores
5. solicitação de proposta
6. seleção de fornecedor
7. especificação de rotina de pedido
8. revisão do desempenho. 3
O grande uso das teorias racionais está voltado ao comportamento de compra e consumo de empresas.
...