Teoria Do Consumo
Monografias: Teoria Do Consumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sandrinhahcotto • 22/10/2013 • 639 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O ser humano, assim como as outras espécies de vida, depende de um sistema de interação entre os elementos naturais. O crescimento desordenado e os altos padrões de consumo têm causado impactos na forma das pessoas pensarem, de como e de qual maneira adquirir tal produto. Porém, existem riscos e custos que podem ser de natureza social, podendo ocasionar vários problemas, e a espécie humana precisa ter consciência que sua existência é curta e precisa fazer algo para poder protegê-la.
Com isso a idéia de progresso tem sido alvo de diversas discussões, diante dos avanços da tecnologia, a preocupação se estende a capacidade de produzir cada vez mais e melhor, e as propagandas tem sido grandes influenciadoras, pois transformam os objetos em algo desejável, assim, o consumidor acredita que precisa do produto, o que muitas vezes não ocorre.
2. O MITO DO PROGRESSO
O desenvolvimento industrial tem avançado por diversos anos, com novas tecnologias alterando o equilíbrio do meio-ambiente. A qualidade de vida e a saúde humana estão cada vez mais comprometidas com a quantidade de ondas eletromagnéticas que são enviadas e as múltiplas transmissões de radio, televisão, celular entre outras. A capacidade de produzir está cada vez maior o que para alguns significa sinônimo de progresso, mais para estudiosos, trata-se de uma degradação mais lenta e tortuosa.
Para muitos, a esperança era de um mundo onde não houvesse trabalho, isso justificava o significado do socialismo real, pois seu intuito era substituir o esforço físico e intelectual pela tecnologia, obtendo-se assim o lazer e o bem estar social. Porém, com a queda deste socialismo, surgiram novos conceitos a respeito do avanço da tecnologia.
Segundo Habermas, o capitalismo necessitava de frequentes avanços tecnológicos, produzindo assim as vontades e necessidades das pessoas. Com este avanço houve mudanças nas indústrias, e a sociedade que tinha uma visão de ser explorada, passou a ser mais voltada para produtividade que assegurava maior conforto para as pessoas.
A partir do ano de 1980 tiveram grandes mudanças, uma nova doutrina se estabeleceu tentando provar um conceito de progresso já existente onde havia liberdades de mercado e globalização. A expectativa era que esta globalização colocasse um fim nas guerras e na miséria, mais infelizmente os resultados não foram exatamente como esperados.
A tecnologia voltou-se para as guerras e o poder sobre o dinheiro era a principal arma das pessoas bem sucedidas, pois com isso tinham alguns privilégios. O avanço da tecnologia é diário, e a população tenta acompanhar, porém impedidos de se manter em um mundo onde a tecnologia avança mais rápido que a globalização, excluindo responsabilidades sociais e ambientais.
3. A LÓGICA DO CONSUMO
Duvidas surgem através de década e décadas. Publicidades, merchandising, advertências, e todas essas formas nos fazem o seguinte questionamento, essas formas de publicidades surgem efeitos? Através do neuromarkting (nada mais é que revelar desejos já existentes em nosso cérebro), pesquisas realizadas através de rastreamentos do cérebro com os aparelhos
...