Teoria Geral Da Administraçao
Artigo: Teoria Geral Da Administraçao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 23/9/2013 • 476 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
• TGA
A palavra administração tem a sua origem no latim ( ad, direção para tendência e “minister” comparativo de inferioridade ; o sufixo de subordinação ou obediência, isto é, o que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro).No geral significa desenvolver uma função sob o comando de outro prestar um serviço a outro.
DESENVOLVIMENTO- SURGIMENTO DA TGA
Em toda sua historia, ou seja antigamente ou na atualidade, o homem por seu instinto próprio sempre inventou, sempre buscou superação para executar tarefas se organizando inventando sempre alguma coisa para facilitar seu dia a dia, não e a toa que vivemos hoje num mundo cheio de tecnologias, rodeados de um universo de fatores tecnológicos, legais, sociais, culturais e demográficos que interagem entre si e se alternam constantemente proporcionando um campo dinâmico de formas caracterizado por enorme mudança e instabilidade ao redor.
As organizações não são autônomas nem auto-suficientes , elas precisam ser governadas, ou melhor administradas. A administração envolve simultaneamente a arte, técnica e ciência. Arte porque administrar requer arte elegância, estilo, competência, intuição, e muita sensibilidade. Técnica requer o uso de ferramentas concretas e conceituais. Ciência porque fundamenta em teorias, ideias, conceitos e abstrações.
Com o gradativo desenvolvimento e complexidade das organizações surgiu a necessidade de administra-las adequadamente, daí surgiu a TGA ( Teoria Geral da Administração ) que teve Frederickw w Taylor como seu precursor , ele obteve inúmeros seguidores como Grantt, Gilbreth Emerson, Ford, Barth e outros, e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época.
Sua maior preocupação foi tentar eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias americanas e levar os níveis de profundidade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial . Então foram se enfatizando fazes importantes como ênfase nas tarefas na estrutura organizacional no pessoal, na tecnologia, no ambiente e nas competências e na competitividade.
Então por isso as perspectivas futuras da administração são realmente promissoras, embora nem um pouco tranquilas. A era da informação, cheia de mudança e transformação, de turbulência e instabilidade que atravessamos, esta impondo novos e crescentes desafios para a administração.
As teorias clássicas tem importância positiva e negativa atualmente, Fayol e Taylor tem sua importância garantida na historia organizacional, positiva.
A questão “Administração é ciência ou arte “ ? Tem se perpetuada em classes /palestra introdutórias ou livros de teorias da administração com respostas não conclusivas, pois ela se encontra numa faze que combina a ciência e a arte. Taylor já admitia que o trabalhador não era ignorante, ele reconhecia a inteligência, assumindo que as experiências de cada geração constroem melhores procedimentos e métodos práticos. Atendendo a essa demanda, a gestão participativa surge como um avanço da concepção mecanicista em direção às propostas das organizações flexíveis unindo a racionalização da produção capitalista com sugestões dadas pelos trabalhadores.
...