TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Da Administração

Ensaios: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

Filosofia como um processo de ação racional e atribuição de valores. E por intermédio destes dois fatores, a racionalidade e a ética, que a Administração se torna filosófica.

Existe ainda uma outra maneira pela qual o conjunto de atividades classificado como Administração assume, direta ou indiretamente, uma conotação filosófica. A matéria-prima essencial da Administração está no homem. A natureza humana é o estofo básico das organizações, essas coletividades que buscam metas,nas quais nasce a demanda pelas funções que dão origem à Administração. Assim, a filosofia primitiva do administrador assim como seus pressupostos a respeito do homem e de sua natureza sempre estarão na equação complexa que determina as direções da ação coletiva.

A Administração pode ser concebida como a racionalidade aplicada às relações sociais. Mas, embora seja um domínio para o exercício apropriado da lógica aplicada, seus praticantes introduzem valores e praticam a ética. É por isso que temos interesse pelos aspectos lógicos e de valor da administração filosófica e da filosofia administrativa.

A civilização tem como pedra angular o esforço cooperativo do homem para a concretização do trabalho; esse eforço,em todos os campos da ciência,da organizaçõe e em todas as relaçõs sociais,visa o bem estar da sociedade. Se nosso bem estar depende realmente desse esforço cooperativo, a ciência de gerir e coordenar, de comandar e dirigir esse esforço é uma ciência presente em todas as atividades humanas .

É por meio da ação humana que damos forma ao pensamento e materializamos o que queremos.A Administração faz-se presente pela organização da ação do homem, integrando recursos e esforços de forma sistêmica.

A Administração está alicerçada na lógica e na clareza do raciocínio humano; somente assim podemos obter com eficiência o desenvolvimento tecnológico ordenado e rápido, da mesma forma que somente dentro da metodologia científica podemos aplicar métodos dedutivos e indutivos, capazes de dar seqüência,forma e lógica aos experimentos e pensamentos humanos.Hoje, a Administração é comparada com a arquitetura do pensamento lógico-administrativo que nos leva à eficácia técnico- funcional. A tarefa básica da empresa é fazer coisas, realizar eventos por intermédio das pessoas. Quando falamos em empresa-organização, falamos em Administração não como um sistema direto e pragmático, mas como um corpo de princípios universais que se aplicam a todo tipo de atividade humana.

A Administração é o elemento sintetizador da ampliação da atividade humana e, assim, interage com todas as demais. Assim, não existem sistemas organizacionais desenvolvidos ou subdesenvolvidos.Existem, isso sim, sistemas organizacionais eficazmente administrados e sistemas mal administrados ou ainda inadministrados. Pressupomos a história da Administração como iniciada há, aproximadamente, cem anos, quando ocorreu a definitiva separação entre planejamento e execução de trabalho.

A Administração nasce, portanto, como uma formulação intelectual e racional da separação e submissão do trabalho manual ao intelectual, reflexo da dependência do trabalho ao capital. Seguindo o itinerário histórico, inferimos que depois da Segunda Guerra Mundial, e em conseqüência da grandeza de experiências traumáticas e das modificações econômicas e políticas suscitadas pelo conflito, a administração começa a reforçar o seu sistema com conceitos complementares.

Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com