Teoria Geral Da Administração
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Geral Da Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 147258 • 2/9/2013 • 2.489 Palavras (10 Páginas) • 243 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANNIZACIONAL
PARTICIPANTES:
Marimar de Jesus Barbosa Ra: 434839
Elaine Franciele Ribeiro Ra:440724
Késia Grazziella Borges Franca Ra: 438932
Raquel Marques Ferreira Ra: 438958
Valéria Gonçalves Reis Ra: 436705
PROFESSORA DE ENSINO EAD: YAEKO OZAKI
MONTES CLAROS MG DATA 03/05/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta o comportamento organizacional e suas caracteríticas.Sabendo que este tema é atual e imprescindível para compreender a forma de lidar com o ser humano pois cada um apresenta uma personalidade que se forma ao longo de seu desenvolvimento e que expõe isso em seu comportamento, do mesmo modo, as organizações também tem suas próprias expressões particulares que influi nos indivíduos que trabalham nelas.Esse comportamento é o reflexo daquilo que a liderança da organização considera como a forma de agir, estudar esse comportamento pode direcionar a organização para ser mais eficiente.
As empresas são constituídas de atividade, produtos, serviços e pessoas e sua capacidade empresarial tem de levar em conta o planejamento e a capacidade lógica e racional diante das mudanças. Porém não se trata somente de avaliar numericamente de acordo com a produção, balanços e patrimônio, a empresa é mais que isso, pois ela se forma a partir dos seus líderes, dos que trabalham nela, dos comportamentos explícitos e implícitos, das políticas, valores e princípios que representam aqueles fatores chamados de intangíveis. O Comportamento Organizacional estuda estas relações e mostra como o comportamento de cada indivíduo influi no todo da organização apontando os fatos, atitudes desses indivíduos que interferem na produtividade e em diversas áreas da organização. A meta é aumentar a produtividade, a qualidade e boa aceitação de produtos e serviços e satisfazer os clientes, adequar a equipe para as exigências da organização, tudo isso através do estudo do Comportamento Organizacional.
Inclui-se nesse desafio lidar com diferenças culturais e adequar a empresa para crescer em seu mercado, gerando satisfação em todos os envolvidos no processo: clientes, funcionários, líderes, investidores, sociedade em geral.
CAPITULO 1
1.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional (CO) é uma área de estudo voltado a explicar, compreender e alterar o comportamento humano nas organizações com o objetivo a qualidade e eficiência. A partir da década de 1940, estudiosos da área reuniram conhecimentos em economia, sociologia, psicologia e política para compreender as estruturas das organizações. Alguns aspectos importantes: o comportamento organizacional lida com os comportamentos que podem ser observáveis, como conversas no ambiente de trabalho; utiliza uma metodologia específica de aferição; o Comportamento Organizacional estuda o comportamento individual e também o comportamento em grupo; e também o comportamento das unidades sociais maiores ou seja a organização e sua forma de agir e relacionar.
Existem três divisões importantes, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o micro-organizacional, que vem da psicologia e da pesquisa comportamental; o meso-organizacional, com base na psicologia social e da sociologia; e o macro-organizacional, derivado da antropologia cultural, da economia, da sociologia, e da ciência política.
1.2- SISTEMAS ABERTOS E SISTEMAS FECHADOS.
Abaixo está a comparação com as abordagens possíveis para sistema aberto e fechado, a partir do referencia bibliográfico encontrado na Biblioteca.
1.3. QUADRO DE COMPARAÇÃO SOBRE SISTEMA ABERTO E SISTEMA
FECHADO
AUTORES SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO
VASCONCELLOS Ocorre importação de recursos do ambiente para se manter nele. Aberto a inputs de matéria e de energia. Ex: chama. Sem input de matéria, mas com input de energia. Ex: termostato.
BERTALANFFY Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. Ex.: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex.: o Universo.
Para Bertalanffy os sistemas fechados não têm entradas nem saídas para o ambiente tudo o que acontece nesses sistemas é restringido ao que o compõe. Já no sistema aberto existe interdependência entre tudo o que o compõe e o ambiente para que possa se manter autônomo.
Bertalanffy aponta que sistemas fechados são os que se mantêm isolados do seu ambiente e sistemas abertos são que, continuamente, tem fluxos de entrada e de saída e que se sustentam na construção e a desconstrução de componentes (2008 p. 64-65). Para exemplificar o autor diz que os sistemas fechados são como os planetas que vivem sem a interferência de outros organismos e o sistema aberto é como os organismos vivos que precisam uns dos outros para, por exemplo receber energia para se manterem vivos.
Vasconcelos diz que o sistema fechado é fechado somente ao input de matéria, mas que recebe energia como um ovo. E nos sistemas abertos são abertos ao input de matéria e de energia, sendo um exemplo os organismo vivos (VASCONCELLOS, 2009, p. 208).
CAPÍTULO 2
2.1. INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL
TOTAL DE ENTREVISTADOS 20 PESSOAS
Pessoas que trabalham com Inovação 80%
Pessoas que não trabalham com Inovação 15%
Não sabem o que significa 5%
Inovação é um conceito amplo que envolve uma gama de definições de acordo com a aplicação. Existem alguns tipos de Inovação,
...