TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral Do Secretariado

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Geral Do Secretariado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  8.837 Palavras (36 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 36

1 INTRODUÇÃO

A informação de Epistemologia também se inclui diretamente com o conceito de Gnosiologia que trata de estudar a natureza do conhecimento, bem como sua legitimidade nas diversas áreas do saber. Gnose = conhecimento superior; avaliação do saber (ABBAGNANO, 1982). Por isso, a Epistemologia é também considerada como uma “corregedoria da ciência”, avaliando as condições de possibilidade das áreas do conhecimento (FOUCAULT,1990).

Segundo Nonato Junior, (2009), não haveria como elaborar uma demarcação científica para as assessorias se, antes disso, não compreendesse a natureza dos conhecimentos, faz-se necessário entender que os elementos fundadores das Ciências da Assessoria surgem das análises efetivadas do conhecimento produzido nos estudos acadêmicos e nas práticas dos assessores, onde surgem da Epistemologia do Secretariado Executivo.

No recente estudo há um empenho particular em entender como funcionam as Ciências das assessorias como objeto de estudo e para agregação de valores ao curso de secretariado executivo enquanto área individualizada e não área técnica.

O objetivo principal da realização desta pesquisa foi avaliar o perfil de conhecimento do profissional de secretariado executivo enquanto assessor e peça fundamental para os estudos da epistemologia da área secretarial.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Entendendo a epistemologia do Secretariado Executivo

O termo Epistemologia pode ter várias designações, dentre elas as mais comuns são: Teoria do Conhecimento, Filosofia das Ciências e Ciência da Ciência. De forma literal, a palavra Epistemologia, de origem grega, origina-se das seguintes raízes: Episteme = ciência, conhecimento e Logos = discurso, teorização. A noção de Epistemologia também se relaciona diretamente com o conceito de Gnosiologia que, por sua vez, trata de estudar a natureza do conhecimento, bem como sua validade nas diversas áreas do saber. Gnose = conhecimento superior; avaliação do saber (ABBAGNANO, 1982). Por isso, a Epistemologia é também considerada como uma “corregedoria da ciência”, avaliando as condições de possibilidade das áreas do conhecimento (FOUCAULT: 1990), bem como, analisando os limites, potências e caminhos de cada uma das áreas do saber humano.

Os diversos segmentos envolvidos na produção do conhecimento secretarial(Departamentos de cursos superiores e técnicos; entidades de classe e profissionais da área) concordam que há uma ciência que rege o fazer e o saber das pesquisas secretariais, entretanto ela não se encontra escrita até o presente momento. Este “silêncio epistemológico” acaba por instaurar um “ vazio” em muitas das relações de identidade e legitimidade do conhecimento produzido pelo Secretariado Executivo nas universidades.

O ato de saber nas assessorias se configura então, com uma atitude holística diante da realidade, descobrindo quais são as “notas” que compõem a “ música” do conhecimento em Secretariado Executivo.

Nonato Junior, (2009) afirma que ao longo de sua pesquisa com acadêmicos de secretariado executivo e administração, constatou-se que um debate proposto transversalizam duas categorias, a saber: Obstáculos Epistemológicos ao Secretariado e Demanda/Corte Epistemológico em Secretariado, evidencia os principais problemas existentes na produção acadêmica das assessorias da atualidade, enquanto a segunda revela os caminhos que estão sendo encontrados para a fundação de teorias científicas em Secretariado. Não há como conceber o atual domínio das assessorias apenas como uma área de estudos técnicos. Os diversos segmentos envolvidos na produção do conhecimento secretarial (Departamentos de cursos superiores e técnicos; entidades de classe e profissionais da área), concordam que há uma ciência que rege o fazer e o saber das pesquisas secretariais. O questionamento central da epistemologia é analisar a possibilidade de criação, conceituação, manutenção, validação e afirmação dos conhecimentos. De acordo com Japiassu (1992) quando se investiga uma Ciência, as principais questões epistemológicas são: o que é conhecer? O que se pode conhecer? Como se pode conhecer? Como se articula este conhecimento com outras áreas e em suas especificidades?O que é conhecer? O que se pode conhecer? Como se pode conhecer? Como se articula este conhecimento com outras áreas e em suas especificidades? Até hoje, continua a busca por estas questões, refinando-se cada vez mais seus resultados, ao passo em que indícios de repostas vão surgindo para as mesmas, que certamente, nunca estará completo, mas ao ser estabelecido gera clareza sobre as áreas do conhecimento científico.

A esta epistemologia, interessa ainda a aproximação e a diferenciação existente entre as ciências da Assessoria e outras ciências bem como estabelecer os fundamentos teóricos basilares de seu objeto de estudo. Tal área

(...) pretende dar conta dos diferentes tipos de teoria, que medir o alcance das suas aplicações, que quer antes de mais nada, sublinhar os processos tão variados da descoberta, mesmo que eles sejam os mais arriscados. (BACHELARD,2001, p.27)

Busca-se estabelecer uma Epistemologia Secretaria/ Qualitativa que é uma modalidade típica para os estudos nas Ciências Sociais, uma vez que considera a densidade e significação dos dados, salientando a importância dos processos de subjetivação que atravessam o conhecimento científico. Pode se afirmar que não há conhecimento que não esteja embasados em conceitos. Então, para se pensar o Secretariado como área de conhecimento há, sobretudo, de se seguir um duplo entendimento sobre conceitos:

• Compreender os principais conceitos já instituídos na Ciência e na Filosofia que se relacionam com o conhecimento em geral;

• Estabelecer os principais conceitos norteadores do Secretariado, por meio de seu objeto de estudo.

Para que se possa então instaurar conceitos próprios das Ciências da assessoria, é preciso entender que

Há dois tipos de conceitos: os conceitos por intuição e os construídos ou constructos. Os construtos já pressupõem os conceitos por intuição. Já devo possuir idéias para construir outras idéias. (RABUSKE, 1987, p. 55)

2.1.1 Obstáculos Epistemológicos ao Secretariado

Ao longo de nossas vidas, todos nós temos que lidar com os obstáculos que encontramos. Eles podem se caracterizar como problemas, empecilhos ou limites impostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.9 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com