Teoria Geral Do Sistema
Artigos Científicos: Teoria Geral Do Sistema. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sigluciano • 9/10/2013 • 221 Palavras (1 Páginas) • 309 Visualizações
opriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não em seus elementos em particular.
Da definição de Bertalanffy ( biólogo alemão ), segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade), que retratam duas características básicas de um sistema.
a) Propósito ou objetivo: todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo a alcançar.
b) Globalismo ou totalidade: todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades do sistema deverá produzir mudanças entre todas as outras unidades. O sistema reagirá globalmente a qualquer estímulo produzido em qualquer parte ou unidade. Na medida em que o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo. Das mudanças e dos ajustamentos contínuos do sistema decorrem dois fenômenos: o da entropia e o da homeostasia, que já estudamos anteriormente.
O termo sistema é geralmente empregado no sentido de sistema total. Os componentes necessários à operação de um sistema são chamados subsistemas, que, por sua vez, são dados pela reunião de novos subsistemas, mais detalhados. Assim, tanto a hierarquia dos sistemas como o número dos subsistemas depende da complexidade intrínseca do sistema total. Os
...