Teoria Neoclassica
Artigo: Teoria Neoclassica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amorejack • 6/11/2014 • 495 Palavras (2 Páginas) • 870 Visualizações
2.2 Teoria Neoclássica
2.2.1 Fundamentos da Teoria
Por volta de 1954, Peter Ferdinand Drucker conhecido mundialmente pelo conjunto de sua obra, foi um dos principais expoentes da Teoria Neoclássica, por idealizar a Administração por Objetos. Segundo Drucker “Toda empresa deve criar uma verdadeira equipe e reunir esforços individuais num esforço comum. Cada membro da empresa contribui com uma parcela diferente, mas todos devem contribuir para a meta comum. Seus esforços devem ser exercidos numa só direção e suas contribuições devem combinar-se para reproduzir um resultado ótimo – sem lacunas, sem atritos, sem a desnecessária duplicação de esforços.”.
A Teoria Neoclássica é a Teoria Clássica modernizada e reestruturada, que consiste na dualidade da centralização da autoridade de Fayol que permite aos gestores da alta administração exercer maior controle sob seus funcionários, onde a tomada de decisão é feita por pessoas que tem uma visão holística da empresa e a descentralização da autoridade de Taylor que permite a maior participação dos funcionários na tomada de decisão, que possibilita um aumento do comprometimento com os objetivos da empresa.
A abordagem neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações e tem como prioridade distinguir as funções do administrador e extrair os princípios fundamentais da pratica administrativa tendo, assim, uma abordagem prescritiva e normativa, com aspectos formais e informais. Os aspectos formais são configurados por cargos, funções e relações hierárquicas, determinados pela organização, enquanto os aspectos informais são caracterizados pela inter-relação estabelecidas pelas pessoas. Os principais processos administrativos são:
• Planejamento: determina com antecipação quais os objetos que deverão ser atingidos e como alcançá-los;
• Organização: Constituída por pessoas, dirigida para objetivos e projetada para alcançar resultados, sendo lucrativos ou não;
• Direção: acionar e dinamizar a empresa, atos que caracterizam o papel dinâmico do diretor, esta relacionado aos recursos humanos;
• Controle: tem por objetivo assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos pré-definidos.
A departamentalização é o processo pelo qual a empresa cria, a partir do seu crescimento e da especialização do trabalho a ser feito. Segundo Chiavenato (2003), os principais tipos de especializações são: por funções; por produtos ou serviços; por localização geográfica; por clientes; por fases do processo; por projetos. Segundo ele a Teoria Neoclássica apresenta as seguintes características:
• Ênfase na pratica da Administração: o foco nos aspectos práticos e procura de resultados concretos e mais palpáveis.
• Reafirmação relativa dos aspectos clássicos: foi uma reação á influência enorme e crescente das ciências social-comportamentais no campo da Administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos.
• Ênfase nos princípios gerais de administração: os neoclássicos estabelecem normas do comportamento administrativo,
...