Teoria Neoclassica
Monografias: Teoria Neoclassica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: antonioalvesgg • 11/11/2014 • 641 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
Precursores: Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis,
Louis Allen e George Terry.
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA
• Ênfase na prática da Administração: o foco nos aspectos práticos administrativos e suas considerações, e procura de resultados concretos e mais palpáveis, visa ações administrativas e seus aspectos instrumentais.
• Reafirmação relativa dos aspectos clássicos: foi uma reação à influência enorme e crescente das ciências social-comportamentais no campo da Administração, e em contraposição aos aspectos administrativos e econômicos que são estruturais e que envolvem as organizações. Um retorno às origens estruturando a Teoria Clássica, modernizando-a, dando-lhe amplitude e flexibilidade.
• Ênfase nos princípios gerais de administração: os neoclássicos estabeleceram normas do comportamento administrativo, e os princípios que os clássicos usavam como leis científicas são retomados como critérios maleáveis para busca de soluções administrativas.
• Ênfase nos objetivos e nos resultados: é em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada, como meio de avaliar seu desempenho. A Administração por objetivos é produto da Teoria Neoclássica.
• Ecletismo da Teoria Neoclássica: os autores neoclássicos absorveram o conteúdo de outras teorias administrativas e assim misturaram várias doutrinas administrativas, fundindo a teoria com o perfil e formação do administrador contemporâneo do século passado.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO NEOCLÁSSICO
Os principais processos administrativos são:
• Planejamento: determina com antecipação quais os objetivos que deverão ser atingidos e como alcançá-los.
• Organização: constituída por pessoas, dirigida para objetivos e projetada para alcançar resultados,sendo lucrativos ou não.
• Direção: acionar e dinamizar a empresa, atos que caracterizam o papel dinâmico do diretor, esta relacionado aos recursos humanos.
• Controle: tem por objetivo assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos pré-definidos.
As funções se completam quando permitem uma interação dinâmica entre elas, na busca da eficiência total para a organização. É fator decisivo para o funcionamento e engrenagem da organização, de estar ativa e completa. Como um processo cíclico, com suas fases distintas, porém, interligadas e interdependentes, as funções básicas atuam no interior das organizações, criando condições para que elas existam, dinamizando o processo administrativo.
A Departamentalização é o processo pelo qual a empresa cria, a partir do seu crescimento e da especialização do trabalho a ser feito, departamentos ou divisões, também chamados de seção ou setor, dependendo do tipo da empresa (CHIAVENATO, 2003). A departamentalização teve início na especialização da organização que podia ser vertical (aumento dos
...