Teoria Neoclassica
Dissertações: Teoria Neoclassica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laryssaestevao • 18/2/2015 • 1.749 Palavras (7 Páginas) • 358 Visualizações
ORIGEM DA TEORIA NEOCLÁSSICA
A Teoria Neoclássica surgiu na década de 1950 diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. Enfatiza a preocupação dos administradores (empresários, diretores e, principalmente, gerentes) em dar organização a uma série de modelos e técnicas administrativas.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DA TEORIA NEOCLÁSSICA
• Ênfase na prática da administração;
Os autores neoclássicos procuram desenvolver seus conceitos de forma prática, utilizável, visando principalmente a ação administrativa, também objetivando resultados concretos e mensuráveis.
• Reafirmação relativa dos postulados clássicos;
Como uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração, os Neoclássicos retomam os aspectos da Teoria Clássica adaptando-os a uma nova realidade de acordo com a conjuntura da época.
• Ênfase nos princípios gerais de administração;
Os princípios gerais como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.
• Ênfase nos resultados e objetivos;
É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Contrapondo a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência, a Teoria Neoclássica busca a eficiência ótima através da eficácia..
• Ecletismo;
Apesar de fortemente calcada na Teoria Clássica, a Teoria Neoclássica agregou contribuições das diversas Teorias preexistentes:
TEORIA NEOCLASSICA
A abordagem neoclássica nada mais é do que a
redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos
problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.
A Teoria Neoclássica pode ser identificada através de algumas características
marcantes: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que adescentralização proporciona.
A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: O Planejamento, a
organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo...
TUDO SOBRE A TEORIA NEOCLASSICA.
Origem da Teoria Neoclássica
para a ineficácia de gestão A Gestão por Objetivos funciona se conhecermos
A Gestão por Objetivos (Management by Objectives) foi delineada por Peter Drucker nos anos 50 e colocada por escrito, em 1954, no livro "The Practice of Management". Até aos anos 90 foi alvo de grandes atenções, sendo adaptada globalmente. Peter Drucker colocou em perspectiva a importância deste método organizativo da gestão quando disse: "É apenas outra ferramenta. Não é uma enorme cura os objetivos; 90% das vezes, não conhecemos".
A teoria neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na décadade 1950, diante de um novo contexto de crescimento exacerbadodas organizações e problemas administrativos decorrentes daépoca. É uma teoria que consolida a atuação do Administrador eestá mais voltada para o porquê e para o quê das atividades deuma empresa.É a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionadaaos problemas administrativos atuais e ao tamanho das desorganizações modernas.
Características daTeoria Neoclássica:
Ênfase na prática da Administração- enfatiza os aspectos instrumentais, ação administrativa.
Reafirmação relativa de postulados clássicos– estrutura, autoridade, responsabilidade, departamentalização.
Ênfase nos princípios gerais da administração – Os princípios de administração que os clássicos utilizavam como ―leis‖, são retomados pelos neoclássicos como critérios elásticos para a busca de soluções praticas. O estudo da Administração baseia-se na utilização de princípios gerais de como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Ênfase nos objetivos e resultados – Toda organização deve ter como valores visados alcançar objetivos e produzir resultados.
Ecletismo- absorve o conteúdo de outras teorias, pode-se afigurar a Teoria Neoclássica como uma Teoria Clássica atualizada e ao mesmo tempo eclética.
Administração como Técnica Social: Consiste em orientar, dirigir, e concontrolar administração, é basicamente acoordenação de atividades grupais.
Aspectos administrativos comunsàs organizações: Divisão do trabalho – Divisão do trabalho é a maneira pela qual um processo complexo de produção pode ser decomposto em uma série de pequenas
...