Terapia Gênica
Ensaios: Terapia Gênica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: KehCriss • 24/4/2014 • 296 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
Terapia Gênica
Terapia Genética é o tratamento de doenças baseado na transferência de material genético. Em sua forma mais simples, a terapia genética consiste na inserção de genes funcionais em células com genes defeituosos, para substituir ou complementar esses genes causadores de doenças.
A maioria das tentativas clínicas de terapia genética, atualmente em curso, é para o tratamento de doenças adquiridas, como AIDS e neoplasias malignas, mais do que para doenças hereditárias.
Em alguns protocolos, a tecnologia de transferência gênica vem sendo usada para alterar fenotipicamente uma célula de tal modo a torná-la antigênica e assim desencadear uma resposta imunológica.
O panorama atual indica que a terapia genética não se limita às possibilidades de substituir ou corrigir genes defeituosos, ou eliminar seletivamente células marcadas.
Um espectro terapêutico muito mais amplo se apresenta à medida em que novos sistemas são desenvolvidos para permitir a liberação de proteínas terapêuticas, tais como, hormônios, citocinas, anticorpos e antígenos.
Métodos realizados: ex vivo e in vivo.
O método ex vivo é realizado com a coleta das células alvo, transferência do gene e transplante das células no hospedeiro. Neste método, tanto o tipo de célula transformada como as condições do ambiente são definidas.
O método in vivo consiste na introdução do vetor diretamente no hospedeiro. Apesar de possuir maior facilidade técnica, o método in vivo não permite controle das células transformadas, o que pode levar à alteração de células indesejadas.
Vetores para terapia gênica
A tecnologia básica envolvida em qualquer aplicação de terapia genética é a transferência gênica.
A maneira mais simples de transferir genes para a célula é por meio do inoculação de DNA puro, com técnicas de microinjeção; eletroporação e o método biobalístico.
Métodos mais elaborados e mais eficientes incluem a administração de DNA encapsulado (lipossomos) ou através de vetores virais.
...