Terceirização Logística
Trabalho Escolar: Terceirização Logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: smysamuray • 14/6/2014 • 2.560 Palavras (11 Páginas) • 198 Visualizações
IFAP – Instituto Federal do Amapá
Pronatec Curso Técnico
Professor: Francisco América
Tema: Terceirização Logística
Alunos: Samuel Santos
RESUMO
A logística constitui elemento fundamental na elaboração das estratégias das organizações, podendo, inclusive, orientar a formulação de estratégias corporativas. Na decisão de terceirizar atividades logísticas, a empresa opta pela estratégia de redução para centrar-se nas suas competências essenciais. Mas, dada as características da função logística, transversal e complexa, os riscos de transferi-la a terceiros são significativos e o sucesso depende da forma como este processo é gerenciado, o que vêm provocando uma evolução nas formas da relação contratante-contratado. Este artigo identifica as várias fases do processo de terceirização e as questões concernentes a cada uma
INTRODUÇÃO
Um alto grau de integração vertical dentro das organizações é uma prática cada vez menos comum. No que se refere às atividades logísticas, as observações de diversos autores mostram uma tendência crescente de outsourcing. Para Boyson et al. (1999), a terceirização de funções logísticas para companhias, conhecidas como prestadores de serviços logísticos (PSL), tem cada vez mais se tornado uma alternativa poderosa à firma verticalmente integrada.
A terceirização corresponde à adoção de uma estratégia corporativa de redução que consiste na transferência de parte de seu processo ou atividades a terceiros. Segundo dados da Gazeta Mercantil Região Sul (25/09/2002), no Brasil, a terceirização de serviços logísticos apresentava taxas de crescimento entre 20 e 25% ao ano, acima das médias anuais verificadas, atualmente, nos Estados Unidos. Além disso, é importante destacar a importância dos PSL na economia regional. De acordo com a Comissão Européia (European Commission, 2001) à partir do momento que os PSL provêem serviços para múltiplos clientes, estes desempenham um significativo e crescente papel na busca pela otimização de toda a rede logística.
O atual crescimento da indústria de serviços logísticos não pode ser visto como resultado de um simples aumento do número de empresas que transferem atividades para terceiros. O escopo e o tipo de relacionamento entre cliente e fornecedor de atividades também tem evoluído. E, este novo relacionamento tem tornado mais complexa a decisão, a seleção do terceiro, o processo de egociação, a transferência das atividades e o monitoramento da terceirização. É importante salientar que o próprio conceito dos PSL ou 3PL (Third-party logistics) tem evoluído para destacar a necessidade da integração da gama de serviços ferecida. “Os 3PL desenvolvem atividades contratadas por um embarcador e provêem o gerenciamento de múltiplos serviços logísticos, de forma integrada” (European Commission, PROTRANS, 2001).
Terceirização Logística? Vantagens e Desvantagens.
Hoje, muitas empresas já possuem consciência que a qualidade nos processos logísticos representa um considerável fator de sucesso para os negócios. Além disso, processos logísticos eficientes oferecem uma oportunidade de criar vantagens em relação à concorrência, aumentando assim o seu apelo comercial. Esta situação causou uma mudança nas empresas que atuam no segmento logístico. Paralelamente à clássica tarefa de distribuição: “mercadorias no prazo certo, em perfeitas condições e colocadas à disposição nas quantidades necessárias.” As empresas, hoje, oferecem uma gama mais completa de serviços logísticos, que, se aproveitados corretamente, estes serviços trazem resultados muito positivos para o contratante. Na escolha da empresa logística que prestará os serviços é importante analisar as opções do mercado. Hoje, há muitas empresas que prestam estes serviços, porém, nem todas são legalistas, ou seja, é importante verificar se a empresa trabalha com funcionários CLT e se assume todo o ônus da legislação trabalhista. A vantagem é que dessa forma a empresa fica isenta de ações judiciais. Também é importante verificar se faltas, atrasos e férias de funcionários serão cobertas, por que é importante a imediata substituição para não prejudicar a empresa. E também se há cobertura para gastos de combustível, alimentação, uniforme e outros.
Como vantagens do processo de Terceirização, podemos destacar:
• Redução dos custos logísticos através do aproveitamento dos efeitos de escala no prestador de serviços;
• Controle simplificado dos custos e trabalhos logísticos;
• Aproveitamento do Know-how logístico dos prestadores de serviços inclusive da TI instalada;
• Concentração da empresa em suas competências principais;
• Aumento na qualidade do serviço prestado aos clientes;
• Simplificação nos processos da empresa;
Ou seja, para ter sucesso no processo de terceirização o importante é saber realizar as escolhas, buscar sempre empresas que primam pela qualidade de seus funcionários e que realizam constantes treinamentos, no intuito de oferecer tranqüilidade total a seus clientes.
De qualquer forma, recomendamos aproveitar o potencial de terceirização de forma consciente.
Operadores Logísticos
O operador logístico é um fornecedor de serviços logísticos integrados
(transporte, armazenagem, gestão de estoques, informação) que busca atender com total eficácia as necessidades logísticas de seus clientes de forma individualizada. A tendência rumo a uma maior competitividade nesse mercado global, está forçando as empresas a desenvolverem estratégias para adequarem seus produtos para competirem com mais eficácia e eficiência, maximizando os recursos no processo produtivo. A logística dessas organizações deve ser orientada de fato como um elo que perpassa estrategicamente pelas áreas da empresa e, desta forma, ser uma importante ferramenta
...