Terceiro setor
Por: tudogratuito • 22/11/2015 • Resenha • 405 Palavras (2 Páginas) • 365 Visualizações
Terceiro Setor e Questão Social
(Carlos Montanõ)
O autor nós traz neste texto, a origem e suas finalidades e compreensão de sua funcionalidade junto ao Estado, Mercado e Sociedade. Como relata Landim o terceiro setor não e neutro e tem nacionalidade. Tem procedência norte-americana associado ao voluntariado fazendo parte de da cultura política e cívica, baseado no individualismo liberal. Chega no Brasil por intermédio de um funcionário da Fundação Roberto Marinho, foi desenvolvido por intelectuais orgânicos do capital sinalizando claramente a ligação e interesses de classes, e transformação necessária à alta burguesia.
O termo tem uma construção de um recorte do social em esferas: Estado (primeiro setor), Mercado (segundo setor) e Sociedade Civil (terceiro setor). Como o terceiro setor surge para resolver um problema entre o publico e privado. O terceiro setor agiria na articulação e interseção entre os setores públicos e privados. Como relata no texto alguns autores (cf. Rifkin, in Ioschpe, 1997:21), expressa que se a sociedade que produz suas instituições o Estado, o Mercado, o terceiro setor, na verdade seria o primeiro.
Um conceito que reúne, no mesmo espaço, organizações formais e informais e voluntariado e entidades de interesses políticos, econômicos, entre cidadãos comuns e políticos ligados ao poder estatal. Observam-se organizações não governamentais, sendo contratadas pelo Estado (federal parceria com algumas entidades).
Observando uma tarefa seletiva que leva tendenciosamente à presença e permanência de certas ONGs e determinado projetos e não outros, relacionando entre Estado e Sociedade, justiça social estadual e municipal para desempenhar de forma terceirizada, funções que seria de responsabilidade do Estado.
Obtendo, igualdade, liberdade, política, economia, publico e privado, entendemos sim a injustiça social e todas relacionadas.
Neste contexto o terceiro setor surgiria para agir onde o estado não alcançasse e em suas falhas, oferecendo serviços e política publica a locais menos favorecidos e com um índice de maior vulnerabilidade, centralizando serviços e demandas e sua universalidade através do terceiro setor, mais com projeto neoliberal o que acontece é o terceiro setor sendo descentralizado, terceirizado e privatizado. Facilitando através da filantropia o enriquecimento de gerentes, diretores e funcionários com altos salários, sonegação de impostos a supostas ajuda de empresas, camuflando a mais-valia, o que seria sem fins lucrativos claramente tem uma finalidade lucrativa, e exploração da mão de obra, com pessoas que trabalham nestas Organizações através da mão de obra voluntariada, como o texto de Calos Montaño expressa é a chamada popularmente de¨pilantrópia¨.
...