Tese Church Máquina de Turing
Por: iago2015 • 24/1/2017 • Projeto de pesquisa • 714 Palavras (3 Páginas) • 481 Visualizações
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Problemas de Decisão
Máquina de Turing
• Uma Máquina de Turing (MT simples) é uma 6-upla M = (Q, S, G, d, q0, F)
- Q: Conjunto de estados
- S: Alfabeto de entrada
- G: Alfabeto da fita ( Σ ⊂ Γ, b ε Γ, b ∉ Σ, : símbolo vazio da fita )
- q0 ε Q: Estado inicial
- F ⊆ Q: Conjunto de estados finais
- d: Q × Γ Q × Γ × { ← , ↓, →}
Linguagem Enumerável
- Uma linguagem L é recursivamente enumerável se L = L(M) para alguma Máquina de Turing M (i.e., se L é aceita por alguma M).
- Exemplo: MT que reconhece L = { 0n10n
| n ≥ 0} = { 1, 010, 00100, 0001000,
0001000, … }
Linguagem Enumerável
Recursivamente
- L é recursiva ⇔ Existe Máquina de Turing M que sempre pára (i.e., se LA ⊆ L é aceita por M, então M rejeita å*-LA ).
- L é recursivamente enumerável ⇔ Existe
M tal que LA = L (i.e., se x Ï L, a máquina M com entrada x pode não parar, ou seja, M pode entrar em loop).
Tese de Church
- “Qualquer procedimento efetivo pode ser realizado por uma máquina de Turing”.
- A noção de procedimento efetivo é informal, e assim, a tese de Church-Turing afirma a equivalência entre um conceito informal e um formal, não sendo portanto, passível de demonstração.
Tese de Church
- No entanto, existe considerável evidência que suporta essa proposição, já que inúmeros sistemas formais, como por exemplo,
- A Máquina de Turing;
- As funcões recursivas parciais;
- As funções m-recursivas de Gödel, Herbrand e Kleene;
- O cálculo l de Church;
- Os sistemas de produção de Post;
- As linguagens de programação Fortran, Pascal, C, Lisp, Java, etc…
- entre outros,
- mostram-se todos equivalentes uns aos outros, e todos foram definidos para caracterizar os procedimentos efetivos.
Máquina de Turing Universal
- É uma MT que, quando apresentada a uma codificação de uma Máquina de Turing M e a cadeia α, simula de M com a entrada α.
- MT ⇔ Um programa específico
- MTU ⇔ Computador + software básico
Máquina de Turing Universal
- 1) O conjunto das MTs é enumerável: #{MTs} = #ℚ = #ℤ → < #ℝ
- 2) MTs podem ser enumeradas, usandose, por exemplo, a codificação delas que aparece na definição/construção da MTU.
INDECIDIBILIDADE
- Um problema de decisão é uma sentença (usualmente uma pergunta) que pode ser verdadeira ou falsa (V ou F), ou ter como resposta sim ou não (S ou N).
- OBS: Problemas de decisão são úteis pela simples razão de que eles só possuem 2 respostas possíveis..
INDECIDIBILIDADE
- Um problema de decisão é decidível, quando ele pode ser respondido
computacionalmente. Ou seja, problemas (de decisão) decidíveis são problemas computáveis ⇒ Existe um algoritmo para resolvê-lo.
- Exemplo:
- Problema computável: Qual foi a quantidade de chuva ontem em São Paulo?
- Problema decidível: A quantidade de chuva ontem em São Paulo foi maior que
10mm?
INDECIDIBILIDADE
- Um problema de decisão é indecidível, quando ele não tem resposta computacional. Ou seja, problemas (de decisão) indecidíveis são problemas não-computáveis ⇒ Não existe um algoritmo capaz de resolvê-lo.
- Problema não-computável: Quantas vezes a seqüência numérica 123 ocorre na expansão desse número?
- Problema indecidível: O número de ocorrências da seqüência 123 na expansão decimal (infinita) de um certo número irracional é par?
- OBS: O problema em si de como produzir a expansão infinita do número pode ser computável. Por exemplo, existem algoritmos para produzir a expansão do número π.
INDECIDIBILIDADE
- Considera-se que um problema de decisão está em aberto do ponto de vista de sua decidibilidade, quando ainda não é possível estabelecer se ele decidível ou indecidível.
- Exemplo: Não se sabe ainda se a questão Choverá daqui a 100 dias? é decidível ou indecidível
O Problema da Parada (Halting
Problem)
- O problema indecidível mais famoso: A máquina de Turing M pára com entrada a ?
- Em sua formulação mais atual: O programa (ou algoritmo) R pára com entrada X?
O Problema da Parada (Halting Problem)
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