Tese de tese
Por: lorojosias • 1/4/2016 • Resenha • 703 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA
LICENCIATURA EM FÍSICA
DISCIPLINA: ESTRUTURA E PROPRIEDADE DA MATÉRIA – PRATICA
PROFESSOR: DR. DANIEL AUGUSTO BARRA DE OLIVEIRA
Saltar 5 linhas
JOSIAS PIMENTEL DE ABREU, RAMOM ...
Saltar 5 linhas
RELATÓRIO DE AULA PRATICA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL – EXPERIÊNCIA N° 1
Poe araguaina-to na última linha
Araguaína-TO
JOSIAS PIMENTEL DE ABREU, RAMOM....
Saltar 6 linhas
RELATÓRIO DE AULA PRATICA DE QUÍMICA EXPERIMENTAL – EXPERIÊNCIA N° 1
Saltar 2 linhas
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Tocantins campus Araguaína (UFT), do curso de licenciatura em Física Como requisito para nota parcial da disciplina de Estrutura e Propriedade da Matéria – Pratica, para ser avaliado pelo professor: Dr. Daniel Augusto Barra de Oliveira.
Araguaína-TO
Introdução
Será apresentado neste relatório os procedimentos, manuseios e testes da aula pratica de Estrutura e propriedade da matéria. Na aula foram utilizadas vidrarias e materiais específicos: pipeta volumétrica, bureta, termômetro de mercúrio, balão de fundo chato e balança de precisão.
As vidrarias e materiais possuem margens de erro. A bureta utilizada possui uma margem de erro de 0,05 ml + ou -, o termômetro tem margem de erro de 0,025 para + ou -, a balança possui margem de erro de 0,0001 g + ou -. no experimento foi calculado a densidade da agua, que por sua vez teve que ser medida possibilitando assim o aprendizado da utilização correta da balança.
Objetivos
Conhecer os equipamentos e vidrarias disponíveis no laboratório, aprender a utilizar corretamente as vidrarias que serão mais utilizadas nas aulas experimentais. Utilizar corretamente a balança para pesar materiais químicos. Calcular a densidade da agua e a margem de erro.
Materiais e Métodos
Nos experimentos foram utilizados equipamentos de precisão, com pequenas margens de erros. Utilizou-se para medir a agua uma bureta, foi medido 50 ml de agua (destilada). Pesou-se o balão com o intuído de saber sua massa para fins de desconto no cálculo da massa da agua. Passou então a agua da bureta para o balão. Em seguida levou-se à balança que foi tarada antes de utiliza-la para medir o peso da agua. Foi anotado o resultado, descontado o peso do balão, ainda foi feito a medição da temperatura da agua com um termômetro de mercúrio. Após foram feitos os cálculos para se encontrar a densidade da agua. Por fim calculou-se o erro geral e o desvio padrão.
Resultado
O balão que foi pesado é de 51,4476 g, o peso de 50 ml de agua é de 101,1481 g, ou seja, é de 49,7005 g, a temperatura da agua na primeira medição foi 26 °C. Assim a densidade da agua a 26 °C (1º medida) é de 0,99401.
Na segunda medida se obteve 101,1858 g de peso da agua, sendo assim 49,7382 g. com uma temperatura de 26 °C obteve uma densidade de 0,99476.
Na terceira medida obteve-se na temperatura de 26 °C uma massa de 101,1339 g, ou seja, 49,6863 g, sendo assim uma densidade de 0,99372.
...