Testar chamas
Seminário: Testar chamas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosandre67 • 20/11/2013 • Seminário • 457 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
Finalidade do teste de Chamas:
O teste de chama é um procedimento utilizado para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
Para obter resultados do teste, basta fazer a introdução da amostra em uma chama (Bico de Bunsen) e observar a cor resultante, identificando assim a presença de certos elementos.
As amostras geralmente são manuseadas com um fio de platina previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analises anteriores.
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
Cores dos ensaios empregados no ensaio:
• Cloreto de Sódio = Amarelo
• Cloreto de Potássio = Violeta
• Cloreto de bário = Verde Limão
• Cloreto de Estrôncio = Vermelho
• Sulfato de Cobre = Verde
• Sulfato de Níquel = Rosa/Magenta
Funcionamento e cuidados com o bico de Bunsen:
Funcionamento:
Quando se usa o bico de Bunsen, deve-se primeiramente fechar a entrada de ar; em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmara de mistura, daí, a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela que desprende fuligem. Esta chama não tem uma temperatura suficiente para o aquecimento de substância alguma, para conseguir uma chama mais "quente", a entrada de ar deve ser aberta até que se consiga uma chama azul; isto ocorre porque o oxigênio mistura-se com o gás, tornando a queima deste mais eficiente.
O bico de Bunsen queima em segurança um fluxo contínuo de gás sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até o depósito de gás que o alimenta.
Cuidados:
Para funcionamento correto do bico de Bunsen deve – se ter o cuidado de verificar, no final da sua utilização, se as torneiras de gás estão fechadas, para evitar acidentes não só com nós mesmos mas também com outras pessoas que vão usa – ló posteriormente.
...