Teylor E Faiol
Dissertações: Teylor E Faiol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: assousa • 27/9/2014 • 898 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
A Administração hoje, esta elevada ao status de ciência, isso é o resultado da contribuição de inúmeros engenheiros, psicólogos, sociólogos, economistas, matemáticos e estatísticos, contadores, advogados.
Administração pode ser dividida em dois grupo: o primeiro grupo encabeçado por Frederick Winslow Taylor chamado “Administração Científica”; e o segundo liderado por Henri Fayol, denominado “Teoria Clássica da Administração”.
Frederick Winslow Taylor Henri Fayol
Assim, a abordagem clássica da Administração cobre duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Fayol, com ênfase na estrutura organizacional.
Para Taylor, a organização e a administração das empresas devem ser estudadas e tratadas cientificamente e não empiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. Assim, a obra de Taylor se reveste de especial importância pela aplicação de uma metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas da organização, no sentido de baixo para cima.
Taylor foi o primeiro a fazer uma análise completa do trabalho na fábrica, inclusive dos tempos e movimentos, estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários, especializou-os de acordos com as fases do trabalho, inclusive o pessoal de supervisão e direção; instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.
Taylor Iniciou suas observações e estudos pelo trabalho do operário, no “chão da fábrica”, tendo posteriormente estendido suas conclusões também aos níveis de
administração.
1) O objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos unitários de produção.
2) A administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3) Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas possam ser cumpridas.
4) Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida.
5) Uma atmosfera de cooperação deve ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos princípios mencionados.
Taylor ainda teve um 2º período, este baseado na racionalização, chegou ao entendimento que necessariamente, essa racionalização deve se estender a estruturação geral da empresa.
Taylor concluiu que a baixa produtividade do trabalho – que chegava a um terço do que seria normal – decorre não apenas do operário, mas, também de um sistema defeituoso de administração, aos métodos ineficientes de organização e falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho. Taylor enumera as bases da administração científica:
1 – o estudo do tempo e padrões de produção
2 – a supervisão funcional
3 – a padronização de ferramentas e instrumentos
4 – o planejamento de tarefas e cargos
5 – o princípio da exceção
6 – a
utilização de instrumentos para economizar tempo
7 – fichas de instrução de serviço
8 – a idéia de tarefa, associada a prêmios de produção
9 – um sistema de classificação dos produtos e dos insumos (matéria prima, etc)
10- um sistema de delineamento das rotinas de trabalho.
Na Administração Científica a ênfase está colocada na tarefa que realiza cada operário, na Teoria Clássica de Fayol a ênfase é posta na estrutura da organização. No fundo, o objetivo das duas correntes é o mesmo: maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.
Fayol trata a empresa com uma visão anatômica e estrutural.
Técnica - coração
Comercial- pulmão
Financeira- olhos
Segurança
...