Tg Pedagocia Jogos
Exames: Tg Pedagocia Jogos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: higorvilla • 25/3/2014 • 3.134 Palavras (13 Páginas) • 769 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE FAZ-DE-CONTA NO PROCESSO PEDAGÓGICO
Evani Gaspar Viana
Prof.ª Janaina de Sousa Aragão
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Pedagogia – PED 6781 – Metodologia e Conteúdos Básicos de Comunicação e Artes
09/09/09
RESUMO
A atividade lúdica, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança dentro da sala de aula: o lúdico se apresenta com uma ferramenta de ensino para o desempenho integral dos alunos, com o auxílio da educação física. O jogo na escola traz benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos lúdicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e responsabilidade. A ludicidade é uma necessidade na vida do ser humano em todas as idades; e não deve ser vista apenas como diversão ou momentos de prazer, mas momentos de desenvolver a criatividade, a socialização com o próximo, o raciocínio, a coordenação motora, os domínios cognitivos e psicomotores. Assim sendo, as aulas podem ser desenvolvida na quadra, na sala de aula, em uma pesquisa de campo, em uma aula de matemática, português, geografia. Pois a educação física poderá ter uma interdisciplinaridade com todas as disciplinas, sendo usado à prática com a teoria, desenvolvendo as inteligências múltiplas e a participação efetiva dos alunos no processo pedagógico. A ludicidade apresenta benefícios para o desenvolvimento da criança: a vontade da criança em aprender cresce, seu interesse aumenta, pois desta maneira ela realmente aprende o que lhe está sendo ensinado.
Palavras-chave: Ludicidade; Aprendizagem; Educação Física; Inteligências Múltiplas.
1 INTRODUÇÃO
A palavra ludicidade tem sua origem na palavra latina “ludus” que quer dizer “jogo”. Se achasse confinada a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogo, ao brincar, ao movimento espontâneo, mas passou a ser reconhecido como traço essencialmente psicofisiológico, ou seja, uma necessidade básica da personalidade do corpo e da mente no comportamento humano, as implicações das necessidades lúdicas extrapolam as demarcações do brincar espontâneo de modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão (ALMEIDA, 2006). É fundamental enfatizarmos a importância do professor literalmente “trazer a rua e a vida” para a sala de aula, fazendo com que seus alunos percebam os fundamentos da matéria que ensina na aplicação da realidade. Usar uma construção em argila, móbiles ou montagens para estudar o movimento ou perceber o deslocamento do ar, tudo é uma série de atividade, se refletidas e depois idealizadas por uma equipe docente verdadeiramente empenhada, transposta para uma estruturação de projetos pedagógicos, podem facilmente se traduzir em inúmeros recursos que associam a inteligência cinestésico-corporal e outras ao fantástico mundo da ciência, os deliciosos êxtase pelo mundo do saber. Para que o lúdico traga esse benefício é preciso que os professores interajam entre si, através da interdisciplinaridade. Baseado nisto, Antunes (2002, p. 155-156) afirma que:
É fundamental enfatizarmos a importância do professor literalmente “trazer a rua e a vida” para a sala de aula, fazendo com que seus alunos percebam os fundamentos da matéria que ensina na aplicação da realidade. Usar uma construção em argila, móbiles ou montagens para estudar o movimento ou perceber o deslocamento do ar, tudo é uma série de atividade, se refletidas e depois idealizadas por uma equipe docente verdadeiramente empenhada, transposta para uma estruturação de projetos pedagógicos, podem facilmente se traduzir em inúmeros recursos que associam a inteligência cinestésico-corporal e outras ao fantástico mundo da ciência, o delicioso êxtase pelo mundo do saber.
É por todos estes motivos que a ludicidade é necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão, mas como um aprendizado. Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporcional, associado aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Em muitas escolas, os professores de Educação Física e professores de outras disciplinas encontram dificuldades em compartilhar conhecimentos, que poderiam ser enfatizados com a prática da atividade lúdica, inserida numa perspectiva nas quais os educandos poderiam desenvolver seus conhecimentos.
Partindo da consideração de que as atividades lúdicas podem contribuir para o desenvolvimento intelectual da criança, Platão ensinava matemática às crianças em forma de jogo e preconizava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados por jogos educativos (AGUIAR, 1998, p. 36). A abordagem do temático teatro-educação é visto como uma possibilidade lúdica de resolver problemas, de discutir conceitos, de brincar, de trocar, de sorrir, os alunos percebem no teatro um instrumento para o dia-a-dia, para resolver questões, sem se prender a sermões. Através da música podemos imaginar que tudo é possível quando se sonha.
Aquarela
(Toquinho)
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
...