Tipos De Conhecimentos
Trabalho Escolar: Tipos De Conhecimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Muzi • 2/10/2014 • 453 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
1. Conhecimento Empírico
Conhecimento Empírico refere-se ao conhecimento adquirido através da observação, um tipo de conhecimento baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica. Através desse conhecimento, pode-se saber que uma determinada ação provoca uma reação, sem que se saiba qual o mecanismo que leva da ação à reação. Sendo o conhecimento empírico adquirido de forma ingênua, através de observações e com base em deduções simples existe sempre a possibilidade do erro.
Exemplo: A culinária, pois apesar da existência de receitas visando garantir que os resultados obtidos sejam sempre os mesmos (os pratos a serem criados), estas se utilizam de formas de medição mal definidas e tempo de preparo incerto, que muitas vezes dependem da intuição do cozinheiro para funcionarem corretamente.
2. Conhecimento Filosófico
O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia.
Exemplo: Exemplo característico de conhecimento filosófico é a própria Filosofia, fundamentada no estudo de ideias por meio de reflexão e raciocínio lógico.( exemplos de filósofos Platão e Aristóteles)
3. Conhecimento Teológico
O Conhecimento Teológico é um conjunto de verdades a que os homens chegaram, não com o auxílio de sua inteligência, mas mediante a aceitação de uma revelação divina; tudo em uma religião é aceito pela fé; nada pode ser provado cientificamente e nem se admite crítica, pois o justo viverá pela fé. A revelação é a única fonte de dados. Também conhecido como conhecimento religioso, teológico ou místico, ele é baseado exclusivamente na fé humana e desprovido de método e raciocínio. A finalidade do teólogo é, também, provar a existência de Deus e que os textos sagrados foram escritos mediante inspiração divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis, ou seja, como dogmas (é uma crença ou doutrina estabelecida de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerada um ponto fundamental e indiscutível de uma crença).
Exemplo: Escrituras Sagradas, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Sagrada Tradição, que reúne decisões de Concílios e Sínodos, as Encíclicas Papais, etc. Também podem ser incluídos como conhecimento teológico os ensinamentos de grandes teólogos e mestres da Igreja.
4. Conhecimento Científico
Conhecimento científico o conhecimento fundamentado em experimentação, análise e validação dos resultados obtidos. Os experimentos são bem definidos e podem ser repetidas obtendo-se os mesmos resultados inúmeras vezes. , é tratado como um saber ordenado e lógico que possibilita a formação de ideias, num processo complexo de pesquisa, análise e síntese, de maneira que as afirmações que não podem ser comprovadas são descartadas do âmbito da ciência. Este conhecimento é privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências.
Exemplo:
...