Tipos De Custos
Pesquisas Acadêmicas: Tipos De Custos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jill • 21/11/2013 • 326 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
Tipos de custos/ Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio
Custos É a remuneração dos recursos financeiros, humanos e materiais destinados a fabricação dos produtos.
Tipos de Custos
Os custos estão subdivididos em:
Custos Fixos
Custos Variáveis
Custos Diretos e Indiretos
Custos fixos – Corresponde a gastos gerais que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.
Custos variáveis – São aqueles que variam de acordo com o nível de produção. Geralmente são formados pelos gastos com matéria-prima e elementos empregados na produção dos bens e serviços.
Custos Diretos – Custos que podem ser aplicados diretamente ao produto.
Custos Indiretos – São os custos que não são medidos de modo objetivo.
Margem de Contribuição e ponto de Equilíbrio
Margem de Contribuição é a quantia que a empresa tem disponível para cobrir os seus custos e gerar lucro. Resulta do valor que sobrou das vendas menos o custo direto variável e as despesas variáveis.
O Ponto de Equilíbrio só é atingido quando a margem de contribuição ultrapassa o valor dos custos fixos gerando lucro para a empresa.
Demonstração Financeira (Balanço Patrimonial e DRE)
A Demonstração Financeira proporciona informações sobre a posição financeira, do desempenho financeiro e dos fluxos de caixa da entidade.
Balanço Patrimonial:
Considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa. Compreende a demonstração contábil que mostra a posição financeira e patrimonial de uma empresa em um período contribuindo para o processo de tomada de decisões.
O Balanço Patrimonial está dividido em:
• Ativo
• Passivo
• Patrimônio líquido
Ativo: Compreende os bens e direitos de propriedade da empresa que são capazes de gerar benefícios econômicos futuros para a empresa.
Passivo: Representa as obrigações para com terceiros (Estado, funcionários e outras empresas).
Patrimônio Líquido: Constitui os recursos próprios da empresa, o seu valor é a diferença positiva obtida do cálculo dos ativos e passivos.
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
É um relatório contábil das receitas e despesas da empresa descrevendo as operações realizadas em um determinado período, normalmente 12 meses. Das receitas subtraem-se as despesas, indicando um resultado que pode ser de lucro ou prejuízo.
...