Tipos De Fogos E Extintores
Artigos Científicos: Tipos De Fogos E Extintores. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dinha3387 • 23/1/2014 • 490 Palavras (2 Páginas) • 592 Visualizações
Descreva os tipos de fogo, a classificação e qual extintor deverá ser utilizado em cada caso.
O fogo pode se originar de diversos tipos de materiais e para se escolher o extintor adequado para extinção do mesmo é preciso se conhecer o tipo de material que está sofrendo combustão. Por este motivo é que se fez necessário a classificação do fogo.
Classe A: É quando o fogo se origina de materiais de fácil combustão. Tem como propriedade queimarem em profundidade e na superfície e geram resíduos. Alguns elementos combustíveis desta classe são a madeira, tecido, papel, fibras, etc.
Para incêndio com materiais desta classe os extintores mais adequados são o Extintor tipo Espuma e o Extintor tipo Água Pressurizada, pois este último satura o material e não permite sua reignição. No estágio inicial o Extintor tipo Dióxido de Carbônico e o Extintor tipo Químico Seco podem ser utilizados.
Classe B: Nesta classe a combustão se dá por materiais líquidos ou sólidos liquidificáveis e a queima acontece somente em sua superfície não deixando resíduos. Os materiais combustíveis mais comuns desta classe são vernizes, ceras, tintas, graxas e óleos.
Na combustão com materiais desta classe, o Extintor tipo Dióxido de Carbônico se mostra eficiente e não deixa resíduo. O Extintor tipo Espuma também é adequado nestes casos, assim como o Extintor tipo Químico Seco, pois o pó abafa o fogo e interrompe a cadeia de combustão e com relação a operador, cria uma cortina de proteção. Já o Extintor tipo Água Pressurizada não é recomendado, pois espalha o fogo
Classe C: Este tipo de fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados. Alguns equipamentos que ocorrem este tipo de fogo são motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.
Para incêndio com matérias da Classe C, o Extintor tipo Dióxido de Carbônico tem sua melhor utilidade, pois não é condutor, não deixa resíduo e não danifica os equipamentos. A única situação que este extintor perde um pouco sua eficiência é quando este é usado em ambientes abertos e ventilados, devido à dispersão e constante renovação do ar. O Extintor tipo Químico Seco é também eficiente, pois não é condutor de eletricidade e protege o operador do calor. Um ponto que pode ser visto como negativo é o fato de deixar resíduos, o que talvez danifique equipamentos elétrico-eletrônicos.
Os extintores tipo Espuma e o Extintor tipo Água Pressurizada não são indicados. Este último ainda é proibido por ser condutor de eletricidade.
Classe D: Conhecida também como fogos de metais. Esse nome se dá porque resulta da combustão de metais como, por exemplo, o zircônio, o magnésio, o potássio e os metais em pó (alumínio, cálcio, titânio).
Os extintores tipo Água Pressurizada, tipo Dióxido de Carbônico e o tipo Espuma não são indicados para incêndio com estes tipos de materiais. Já o Extintor tipo Químico Seco pode ser utilizado em incêndios por materiais da Classe D, desde que o pó químico utilizado seja específico para o material em combustão. Este tipo de extintor age por abafamento.
...