Tipos de conhecimento
Por: Rosangela Lobato • 11/6/2015 • Relatório de pesquisa • 390 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
O conhecimento científico
Tipos de conhecimentos.
Texto básico: FACHIN, Odília. “A Evolução dos conhecimentos”. In: Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Ed. Saraiva, 2003. PP. 03-21.
Conhecimentos – Conjunto de informações sobre os fenômenos físicos e sociais. Produzidos a partir de observação e experimentação.
O homem e a utilização dos diversos tipos de conhecimentos: transforma-o e transforma o meio em que vive, traz contribuições para a sociedade.
Tipos de conhecimentos: Filosófico, teológico, empírico ou senso comum, científico.
- Conhecimento filosófico: Originou-se na Ásia Menor e Magna Grécia, Séc VI a.C, partir do contato entre gregos e outros povos expandiu-se.
Destaques: Sócrates (469-399 a.C), Platão (427-347 a.C), Aristóteles (384-322 a.C)
A filosofia desenvolve a possibilidade de reflexão e raciocínio – Não é Ciência no sentido estrito, mas a busca pelo saber.
Filosofia: Reflexão crítica, atitudes daqueles que se propõem a fazer um estudo. A Reflexão faz uma crítica analítica em torno das coisas (objetos reais) das ideias.
Não se deve ficar em um eterno filosofar, o conhecimento filosófico não está isolado na atividade intelectual, mas trabalha em interdependência com os demais conhecimentos. Guia para a reflexão e elaboração de princípios.
- Conhecimento Teológico:
Produção do intelecto do homem que recai sobre a fé. Trabalha com uma perspectiva sobrenatural interpretada como manifestação divina. Relaciona-se com a fé, a crença ou a um ente místico.
Apresenta questões que o ser humano não pode responder com os demais conhecimentos. Envolve aceitação ou não.
Não apresenta fundamentação racional ou sustentação lógica ou cient
- Conhecimento do Empírico ou senso comum:
É conseguido na vida cotidiana, independente de estudos, pesquisa ou aplicação de métodos. Fundamenta-se em experiências vivenciadas ou transmitidas, erros e acertos.
É o primeiro contato entre a faculdade intelectual e o mundo sensível. É superficial e, por vezes, incoerente e impreciso (está preso a convicções pessoais). É limitado.
Contudo, é a estrutura para se chegar ao C. científico, é a base fundamental do conhecer.
- O Conhecimento Científico:
Pressupõem aprendizagem superior (de qual forma?)
Acolhimento metódico e sistemático dos fatos
Uso de classificação, comparação, aplicação de métodos, análise e síntese para extrair leis e princípios do contexto social ou do universo.
Difere do Senso Comum no que tange ao uso de metodologias
Prende-se aos fatos, mas trancende-os (parte de uma experiência empírica para formular respostas ao problema e apoiar suas afirmações).
Contesta o que já é tido como verdadeiro. Não assume uma postura passiva.
É verificável na prática através da demonstração, experimentação, interpretação e experimentação de dados.
...