Tps Estatistica
Artigo: Tps Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LININHA • 26/9/2013 • 321 Palavras (2 Páginas) • 464 Visualizações
Desde a antiguidade vários povos já registravam o número de habitantes, de
nascimentos, de óbitos, faziam estimativas das riquezas individual e social, distribuíam
eqüitativamente terras ao povo, cobravam impostos e até realizavam inquéritos
quantitativos por processos que hoje chamaríamos de Estatística.
A palavra “estatística” vem de status, que significa em latim Estado. Com essa
palavra faziam-se as descrições e dados relativos aos Estados, tornando a Estatística um
meio de administração para os governantes. Mais recentemente se passou a falar em
estatística em várias ciências de todas as áreas do conhecimento humano, onde se pode
definir a Estatística como “um conjunto de métodos e processos quantitativos que
servem para estudar e medir os fenômenos coletivos”, segundo Bernoulli
A Estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como na obtenção de conclusões válidas e na tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. Algumas vezes, o termo Estatística é empregado para designar os próprios dados ou números, por exemplo, estatística de empregos, de acidentes etc.
A realização dessas pesquisas envolve muitas etapas, tais como, a escolha da amostra, a coleta e organização dos dados (tratamento da informação), resumo dos dados (em tabelas, gráficos, etc.) e a interpretação dos resultados.
Estatística é a ciência que apresenta processos próprios para coletar, apresentar e interpretar adequadamente conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não. Pode se dizer que seu objetivo é o de apresentar informações sobre dados em análise para que se tenha maior compreensão dos fatos que os mesmos representam. A Estatística subdivide-se em três áreas: descritiva, probabilística e inferencial. A estatística descritiva, como o próprio nome já diz, se preocupa em descrever os dados. A estatística inferencial, fundamentada na teoria das probabilidades, se preocupa com a análise destes dados e sua interpretação.
De fato, a estatística tornou-se uma ferramenta cotidiana para todos os tipos de profissionais que entram em contato com dados quantitativos ou tiram conclusões a partir destes.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/estatistica.pdf
01
...