Trabalho Contabilidade
Trabalho Universitário: Trabalho Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabrielaamorim • 12/5/2014 • 2.150 Palavras (9 Páginas) • 265 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estamos atravessando uma era de mudanças, incertezas e perplexidades. A era da informação trouxe novos desafios para as organizações e, sobretudo, para sua administração. A teoria Administrativa se tornou tão necessária para o sucesso do Administrador e das organizações.
Conforme o profissional que se dedica á Administração cresce e se desloca dos trabalhos operacionais e orienta para o campo da ação e da operação – no qual utiliza habilidades práticas e concretas de como executar tarefas de maneira correta e eficiente – para atividades administrativas orientadas para o campo de decisão.
Maior é a necessidade de se fundamentar em conceitos , idéias , teorias e valores que permitam orientação de seu comportamento. Seu comportamento influenciará o de todos aqueles que trabalham sob sua direção e orientação.
Nesse sentido, a Teoria Geral da Administração é uma disciplina orientadora do comportamento profissional para todos que lidam com Administração. Em vez de se preocupar em ensinar a executar, ela busca ensinar acima de tudo o que deve ser feito. A TGA não visa formar o profissional prático que sai da escola pronto e acabado para executar tarefas rotineiras. Pelo contrário ela procura ensinar o futuro profissional a pensar a partir de uma bagagem de conceitos e idéias.
Enquanto o executor de Tarefas sabe apenas fazer e executar o que aprendeu mecanicamente, como operar lançamentos, compor orçamentos, montar previsões de vendas ;etc....o administrador sabe analisar e resolver situações problemáticas, pois aprendeu a pensar , racionar , avaliar e ponderar em termos estratégicos.
Quanto maior a mudança e a instabilidade, maior a necessidade de habilidades conceituais para proporcionar a inovação. Para que o administrador tenha condições pessoais de sucesso em qualquer organização, independente do nível ou da área de atuação profissional. Melhorar e renovar sempre. O talento está nas mãos de quem constrói ao redor dessas competências básicas.
Teoria Clássica
Administração Cientifica:
Taylor: Ênfase nas Tarefas
Racionalização do trabalho no nível operacional, simplificação, especialização, tempos e momentos. Conceito: Afim de aumentar a eficiência Industrial. Métodos: são a observação e a mensuração.
Males da época: Vadiagem dos operários- medo de ser demetido, desconhecimento, por parte dos gerentes. Falta de informalidade dos processos de trabalho.
Principios gerais da Administração Cientifica – seleção cientifica do trabalhador: Tarefa mais compatível com suas aptidões , muito treino
Tempo Padrão – O trabalhador deve produzir no mínimo em geral á produção – padrão
Plano de incentivo salarial – Homo Economicus: expansões e recompensas financeiras são mais, significantes- trabalho em conjunto
Principios: Planejamento , preparo, controle e execução.
O mérito de Taylor reside em encarar sistematicamente o estudo da organização. Foi o primeiro a analisar o trabalho , os tempos e os movimentos. Foi pioneiro em assumir uma atitude metódica de analisar e organizar o trabalho da base até o topo da organização.
A Administração cientifica cuida dos padrões de produção, padronização de máquinas e ferramentas , métodos e rotinas para execução de tarefas e prêmios. Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia , a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com as técnicas do que com a ADM cientifica.
Organização Racional do Trabalho
Taylor verificou que os operários aprendiam a maneira de executar suas tarefas observando os companheiros vizinhos. A analise cientifica permitem entrever o método mais rápido instrumento mais adequado, em vez de deixar a critério cada operário.
Taylor decompunha cada tarefa em uma serie ordenada de movimentos simples. Eliminava os movimentos inúteis enquanto os movimentos uteis eram simplificados, racionalizados ,para proporcionar tempo e esforço ao operário.
A forma de obter colaborações com os operários , foi o apelo aos planos de incentivos salariais com base no tempo eficiência 100% e na convicção de que o salario constitui a única fonte de motivação. O desempenho de cargos e tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção.
Teoria Clássica
Administração Cientifica:
Fayol: Ênfase na Estrutura
Classificação das atividades da empresa: Funções técnicas , comercias, de segurança, contábeis, financeiras, e administrativa.
Consistem: Prever , organizar, comandar , ordenar, e controlar.
Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio dessa organização e da aplicação de princípios gerais.
Para Fayol: A administração é um todo , organizações é uma de suas etapas.
Proporcionalidades das funções administrativas: Para Fayol ela se reparte por todos os níveis da hierarquia da empresa e não é privativa da alta cúpula. A função administrativa não se concentra exclusivamente no topo da empresa nem é privilégio dos diretores, mais é distribuídas proporcionalmente entre os níveis hierárquicos.
Principios gerais da administração segundo Fayol são: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina , Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação, Remuneração do pessoal, Centralização, Cadeia escolar, Ordem, Equidade, Estabilidade, Iniciativa , Espirito de equipe.
Fayol defendia a necessidade de um ensino organizado e metódico da administração , de caráter geral para formar administradores.
Os autores clássicos concebem a organização em termos lógicos , formais, rígidos e abstrados, sem considerar seu conteúdo psicológico e social. Nesse sentido são prescritivos e normativos: como o administrador deve conduzir –se em todas as situações através do processo administrativo e os princípios gerais que deve seguir para obter a máxima eficiência.
O foco na forma e a ênfase na estrutura levaram a exageros. A teoria da organização , porem não conseguiu dar um tratamento sistemático á interação entre pessoas e grupos informais,
...