Trabalho Contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Picolino • 29/9/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
A arquitetura de uma organização pode ser definida como todos os princípios e padrões de uma empresa, que a orientam para quais atividades executar e decisões tomar, para que ela possa executar uma estratégia pré-estabelecida. É preciso entender seu negócio, seu ramo e o mercado no qual se encontra (ambiente externo), seus processos, sistemas de informação e capital humano (ambiente interno), e alinhar tudo isso com suas estratégias organizacionais, para atingir os objetivos desejados. Resumindo, é preciso alinhar a sua estratégia a todo seu contexto.
Outra definição para a arquitetura organizacional de uma organização seria entendendo-a como um conjunto de características relativas ao seu tipo, tamanho, sistema produtivo utilizado, ferramentas dos gestores, grau de informatização, estrutura e capacitação de recursos humanos. Ela pode vir a determinar o quão flexível uma empresa é, principalmente nas implementações de estratégias diferentes, bem como sua na sua capacidade de inovação.
Essa arquitetura deve ser muito bem estruturada, pois ela é que vai acelerar e facilitar futuros projetos, processos de inovação, e posteriores transformações no âmbito organizacional. Para tanto é preciso que exista confiança entre os funcionários, compromisso com os propósitos organizacionais, colaboração com idéias e projetos, conexão com o que a empresa deseja para o futuro, visão do que pode vir a ocorrer no mercado, e muito estudo.
Segundo Nadler & Gerstein (1994) “A Arquitetura organizacional é a ampla série de decisões que os administradores tomam sobre as organizações. Para tanto, deve-se considerar: como a arquitetura permitirá à organização suas várias estratégias e realizar o trabalho exigido; como a arquitetura da organização se harmonizará com as pessoas da organização ou terá impacto sobre elas.”
Os criadores de uma arquitetura organizacional devem optar por um modelo que permita o contínuo funcionamento de uma organização, sua estabilidade, e sua relação com as pessoas, seus colaboradores e parceiros, em qualquer tipo de ambiente.
Após definir toda essa arquitetura, parte-se para a definição da estrutura organizacional, que Donaldson (1999) define como “conjunto recorrente de relacionamentos entre os membros da organização [....] o que inclui (sem se restringir a isto) os relacionamentos de autoridade e de subordinação como representados no organograma, os comportamentos requeridos pelos regulamentos da organização e os padrões adotados na tomada de decisão, como descentralização, padrões de comunicação e outros padrões de comportamento. [...] Não há definição de estrutura organizacional que circunscreva firmemente seu objeto a priori; mas cada [abordagem teórica] focaliza vários aspectos diferentes da estrutura organizacional, sem pretender que seu foco esgote as questões”
Uma Abordagem Diferente
Segundo PINEDO, Victor, ele traça Arquitetura Organizacional como algo a ser construído frente as novas necessidades de mercado. Ele demonstra que o século XX foi marcado principalmente pelos avanços tecnológicos e pela circulação da informação e que muitos paradigmas foram quebrados. O sistema de geração sofreu grandes transformações: assistimos o ocaso do mercantilismo o auge da era industrial e o início da era digital. No início, Ford
...