Trabalho Contabilidade
Seminário: Trabalho Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valemonica • 10/10/2014 • Seminário • 508 Palavras (3 Páginas) • 171 Visualizações
- Objetivo desta atividade:
1. Compreender os conceitos relacionados ao Produto Interno Bruto e sua importância como um indicador de desempenho da economia.
2. Compreender as origens dos processos inflacionários, seus efeitos nas economias e as principais formas de combatê-los.
- Com isso você será capaz de (habilidades desenvolvidas):
1. Analisar como a evolução do PIB traz implicações para a economia, tomando-a como um subsídio para tomar decisões em sua vida profissional.
2. Diferenciar as origens dos processos inflacionários já vivenciados e compreender a importância da manutenção da estabilidade dos preços.
RESPONDA:
1. As estimativas de crescimento do PIB em 2011 giram em torno de 5%. Com base em seus conhecimentos sobre o assunto, responda:
a) Explique o que é PIB e o que ele diz sobre a economia de um país.
R: PIB é valor de todos os bens e serviços finais produzidos por uma economia em um dado período, é um indicador que ajuda saber o grau de desenvolvimento de um país ou região.
b) Se esses números se confirmarem, a economia estará em expansão ou recessão? Por quê?
R: A economia estará em expansão, porque um dos motivos foi desempenho do Brasil durante a recente crise global confirmou sua resistência econômica e financeira.
2. O melhor indicador do bem estar econômico de uma população é o PIB real ou o PIB nominal? Explique.
R: PIB Real, é o valor dos bens e serviços medidos constantes, é uma medida perfeita do bens estar econômico, pois leva em conta a produção total de bens e serviços sem influência de variação nos preços.
3. Cite três conseqüências que a inflação pode provocar.
R: desemprego, preços alto no mercado de produto, queda nos investimentos da economia.
4. Explique o que inflação inercial e porque ela é associada ao processo de desenvolvimento dos países.
R: Inflação Inercial refere-se à idéia de memória inflacionária, onde o índice atual é a inflação passada mais a expectativa futura, é causada pelos mecanismos de correção monetária da economia, que fazem com que os agentes econômicos estejam sempre corrigindo seus preços com base na inflação passada, fazendo assim com que a inflação presente repita a inflação passada, e a inflação futura repita a presente.
5. Explique o que é deflação e o que é hiperinflação.
DEFLAÇÃO: é a redução do nível geral de preços, de forma persistente (vários meses consecutivos) e aplicada à generalidade dos produtos. A deflação conduz à criação de expectativas de uma inflação negativa a médio prazo. A deflação pode ser gerada pela baixa procura de determinados produtos ou serviços, ou pela maior oferta, menor demanda (procura) e pelo volume de moeda em circulação.
HIPERINFLAÇÃO: A hiperinflação é uma inflação acima dos
...