Trabalho Custos E Orçamento
Trabalho Escolar: Trabalho Custos E Orçamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabilutti • 17/11/2014 • 1.598 Palavras (7 Páginas) • 489 Visualizações
Classificação dos custos
Custos Fixos (CF): são aqueles cujos valores são os mesmos qualquer que seja o volume da produção. Ex.: Aluguel, IPTU, salários e outros. Sendo que estes serão cobrados os mesmos valores independentemente do volume da produção, inclusive nas situações em que não houver também produção.
Custos variáveis (CV): são aqueles que os valores se alteram em função do volume da produção. Ex.: matéria-prima consumida, depreciação de equipamentos e gastos com hora extra. Estes custos aumentam de acordo que há um aumento na produção, caso não haja o mesmo será nulo.
Custos para tomada de decisões
Ponto de equilíbrio é o ponto da atividade da empresa no qual não há lucro nem prejuízo, isto é, o ponto em que a receita é igual ao custo total. Sendo que mais baixo este ponto de equilíbrio o prejuízo será menor.
Ponto de equilíbrio contábil: significa a quantidade que equilibra a receita total com a soma dos custos e despesas relativos aos produtos vendidos.
Ponto de equilíbrio econômico é a qtde que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas acrescidas de uma remuneração mínima (custo de oportunidade) sobre o capital investido pela empresa.
Ponto de equilíbrio financeiro é a qtde que iguala a receita total com a soma dos custos e despesas que representam desembolso financeiro para empresa. Os encargos por depreciação são exclusos por não representarem desembolso para empresa.
Assim podemos caracterizar que o ponto de equilíbrio econômico é maior que o ponto de equilíbrio contábil que é maior que o ponto de equilíbrio financeiro.
Orçamentos de vendas
A sistemática: é projetar vendas com a fixação prévia de qtde físicas e volumes monetários, é o ponto de partida do esquema orçamentário empresarial.
Tipos de previsão de vendas: por produtos, território, canal de distribuição, método de venda, tipo de cliente, valor de venda, combinações de venda, organização e vendedor.
Maximização das vendas X maximização dos lucros: é fundamental traçar uma estratégia de vendas que concilie a geração do maior volume de receita sem provocar custos e despesas excessivas.
Planejamento da produção: o gerente deve obedecer ao plano de vendas, no entanto com base em seu conhecimento poderá sugerir modificações.
Qtde da produção: depende do volume de venda e da variação dos estoques inicial e final do período orçamentário. Menos investimento em produtos acabados e semi acabados assume a importância para as empresas que processam ou manufaturam componentes para seu próprio uso.
Planejamento do custo das matérias-prima, os métodos comuns são:
• Relação entre qtde física do produto acabado e a qtde de cada matéria-prima usada;
• Relação entre qtde de mão-de-obra ou haras de máquina e a qtde usada de matéria-prima;
• Relação entre o custo da mão-de-obra direta e o custo da matéria-prima usada.
Controle do custo da matéria-prima: cabe ao depto de compras determinarem o preço orçado que leva em consideração o bom uso do material e a variação de preços.
Planejamento do custo mão-de-obra há várias modalidades de planejar como a experiência histórica ou estudos tecnológicos.
Controle do custo da mão-de-obra direta: o processo requer que a contabilização seja feita por centro de custo, sendo que a comparação no final do mês entre custo orçado e planejado revela as áreas deficientes.
Planejamento e controle das despesas Administrativas: para isto é necessário departamelizar, ou seja, cada um dos departamentos administrativos oferece assistência as demais áreas da empresa.
Orçamento de caixa no desenvolvimento envolve a projeção das entradas e saídas do caixa, as necessidades de financiamento e o controle dos recursos financeiros. O orçamento deve se preocupar com a defasagem entre as transações e os fluxos de caixa a elas relacionados com as necessidades de caixa e com o excesso de fundos que geram custos de ociosidade.
Balanço Patrimonial (BP): aqui será demonstrada a situação econômica e financeira da empresa final do período orçado, podendo através de técnicas de análises e comparações, avaliarem o grau de adequação aos objetivos estabelecidos.
Demonstração de resultados: todas as receitas e despesas geradas no orçamentário serão reunidas aqui cujo resultado fornecerá a administração uma projeção do resultado que será obtido com o desenvolvimento das atividades orçadas.
Fórmulas:
1) Ponto de equilíbrio físico (PEF) Quantidade (Q)
PEF (Q) = CF / MCu
MCu = PVu – Cvu
2) Ponto de equilíbrio monetário (PEM) ($)
PEM ($) = PEF x PVu
3) Lucro (L)
L = RT – (CF + CV)
RT = PV x Q
Depreciação= Custo Equipamento / Vida útil
Q = CF / MCu
MC = PV – CV
CV = Q x CVu
Legendas:
CF = Custo fixo
MC = Margem contribuição
U = unitário
PV = preço de venda
CV = Custo variável
RT = Receita Total
Perguntas:
1) Descreva custos diretos e indiretos.
Resposta: Custo Direto: são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados. Ex.: Matéria-prima, utilizando na fabricação, energia elétrica que pode ser separada e medida.
Custo Indireto: são aqueles que são apropriados ao custo do produto de forma indireta, ou seja, por rateios. Ex.: depreciação de equipamentos, salários dos chefes de supervisão, aluguel da fábrica.
2) Descreva custeio por absorção
...