Trabalho Custos E Terceirização
Trabalho Escolar: Trabalho Custos E Terceirização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daniel777 • 8/9/2014 • 2.897 Palavras (12 Páginas) • 392 Visualizações
Escola SENAI “Engº Octávio Marcondes Ferraz”
Daniel Nunes
Leomar Vinícius
Sandro Oliveira
Custos, Controle e Terceirização da Manutenção
Trabalho apresentado à disciplina de Técnicas de Manutenção, ministrado pelo Professor Rafael Lopes para a turma da T3J-T.
Ribeirão Preto
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO.................................................................................................4
2.1 Controle da Manutenção...........................................................................................4
2.2 Custo da Manutenção...............................................................................................7
2.3 Introdução a Terceirização........................................................................................9
3 CONCLUSÃO........................................ ....................................................................16
1 INTRODUÇÃO
Este relatório tem o intuito de apresentar controle, custo da manutenção e terceirização para fins didáticos.
O controle da manutenção tem o objetivo de obter informações para orientar tomadas de decisões para realizar manutenções.
O custo da manutenção tem o objetivo de monitorar custos de produção que é determinada pela soma de mão – de – obra, matéria prima, manutenção etc...
A terceirização é uma prática que visa à redução de custo e ao aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc...
2 DESENVOLVIMENTO
Controle da Manutenção
O controle da manutenção tem como objetivo obter informações para orientar tomada de decisões quanto a equipamentos e a grupos de manutenção. A partir dos resultados do controle é possível, por exemplo, efetuar correções quando há desvios.
Divide-se em controle do equipamento e do trabalho.
O controle da manutenção tem a função de acompanhar, comparar e executar medidas corretivas quando ocorrem desvios.
Para implantar um sistema de controle efetivo da manutenção são necessários alguns procedimentos estatísticos como:
• Definir os atributos do produto;
• Escolher as variáveis que representam os atributos do produto e que serão controladas;
• Definir os indicadores das relações entre as variáveis, usando medidas padrão como referência de controle;
• Estabelecer padrões para cada um dos indicadores.
TEMPO DE TRABALHO (Controle do Trabalho)
O tempo merece especial atenção, na tentativa de melhorar seu aproveitamento. O tempo na manutenção pode ser dividido em duas categorias: Tempo de ocorrência e tempo qualificado.
O tempo de ocorrência é o tempo gasto com as movimentações do mantenedor. Ele representa, em países desenvolvidos, 30 a 35% do tempo da manutenção e, nos países do Terceiro Mundo, 65 a 75%.
O tempo qualificado é o tempo que o mantenedor gasta com a execução do serviço propriamente dito. Ele representa em países desenvolvidos, 65 a 70% do tempo da manutenção e, nos países do terceiro mundo, 30 a 35%.
O controle do tempo de ocorrência pode ser feito por cartões e amostragem. É de fundamental importância que esses cartões, não tenham caráter de repressão sobre mantenedor, pois o intuito é racionalizar o sistema. Com os resultados da tabulação de dados dos cartões é possível verificar quais são os pontos de lentidão e, a partir daí, buscar dinamizá-los.
CONTROLE DA DOCUMENTAÇÃO (Controle do Trabalho)
O controle da documentação visa garantir que todos os documentos relativos à manutenção sejam acondicionados organizadamente e estejam disponíveis a todos os envolvidos que deles necessita.
Quatro sistemas usuais são apresentados: Manual, semiautomatizado, automatizado e por computador.
Controle Manual:
É o sistema no qual as diversas formas de manutenção são controladas e analisadas por meio de formulários e mapas, preenchidos manualmente e guardados em pasta de arquivo. Nesse sistema, as pastas de arquivos devem ser organizadas com critério, como por exemplo, por semana, setor, equipamentos, etc., com o fim de permitir a recuperação rápida de dados e evitar a perda de informações.
Controle Semiautomatizado:
É o sistema no qual a intervenção preventiva é controlada com o auxílio das informações do banco de dados da empresa, e a intervenção corretiva obedece ao controle manual.
A fonte de dados desse sistema deve fornecer todas as informações necessárias para serem feitas requisições de serviço, incluindo as rotinas de inspeção e execução.
O principal relatório emitido pelo computador deve conter, no mínimo: O tempo previsto e gasto, os serviços realizados, os serviços reprogramados (Adiados), os serviços cancelados.
Esses dados são fundamentais para a tomada de providências por parte da supervisão.
Controle automatizado:
É o sistema em que
...