Trabalho De Arquitetura
Artigos Científicos: Trabalho De Arquitetura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinesdelgran • 17/11/2014 • 1.231 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
1 APRESENTAÇÃO
O assunto da presente pesquisa é sobre materiais e tecnologias construtivas, inserido na área de projeto de arquitetura e tem como tema o uso do vidro, as vantagens, desvantagens e efeitos do uso desse material na construção civil e seu uso adequado nos diferentes climas existentes, e como pode ser utilizada atendendo as exigências de responsabilidade ambiental cada vez mais incorporada numa consciência de cidadania e respeito pelo planeta e, sobretudo, a necessidade de manutenção das condições de vida às gerações do futuro.
O tema foi escolhido de acordo com interesse profissional, ao observar que atualmente o vidro é muito utilizado na construção civil em fachadas, coberturas, pisos, divisórias, portas, janelas, escadas e paredes, além do seu uso como elemento de segurança em guarda-corpos, porém muitas vezes o tipo de vidro, sua execução, utilização e descarte se da de maneira incorreta, imprópria e desrespeitando a responsabilidade ambiental que inviabiliza a construção, tornando-se encarecida sua execução e com características apenas decorativas muitas vezes afetando o conforto térmico da construção, tornando-se um problema com difícil solução quando detectado ao fim da construção.
O uso de vidros em fachadas sem o devido critério tem se mostrado nas ultimas décadas, como um dos grandes responsáveis pelo desconforto térmico, principalmente em locais de grande insolação e calor, como é o caso do Brasil. As fachadas passaram a apresentar áreas cada vez maiores de vidros, chegando a atingir 100% em muitos dos casos, ocasionando um ganho extra de radiação solar (ROMERO; GONÇALVES; DILONARDO, 1999)
Através de arquitetos modernistas como Le Corbusier, Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright, o vidro tornou-se um dos grandes principais materiais da construção civil, transformando completamente o conceito de vedação ou fechamento. O seu uso atual em larga escala se dão pela alta capacidade de montagem e desmontagem, reciclagem, de moldagem, transparência, reutilização, resistência e praticidade, boa estética, determinação do balanço energético, conforto térmico e acústico e segurança.
As grandes paredes de vidro anulam a separação entre espaço externo e interno; as estruturas de sustentação se limitam a uma sucessão de planos ortogonais; o edifício já não é uma massa plástica, e sim uma construção geométrica de planos transparentes no espaço. (ARGAN,1988, p.273)
Segundo OTTE (2008), “é um ato de responsabilidade ambiental desenvolver estratégias para criação de produtos e serviços adequados à capacidade de utilização dos recursos naturais do planeta.”
Considerando essas condições espera-se que o bom profissional consiga atender todas as exigências de execução, utilização e de responsabilidade ambiental. A má execução com o trabalho com o vidro pode trazer além de gastos desnecessário, tanto monetário quanto material, gerando resíduos que se não tratados corretamente podem poluir rios, mananciais responsáveis pelo abastecimento de água nas cidades e favorecer a reprodução de insetos, roedores e microorganismo transmissores de doenças e entupir os sistemas de drenagem de água causando inundações. “O panorama predatório imposto pelo modelo de desenvolvimento pós- revolução industrial precisa ser contido e principalmente revertido no sentido de tornar tal modelo mais compatível com a capacidade de adaptação do ambiente, utilizando-se o design como uma ferramenta de transformação de comportamento e não apenas como incremento de vendas” (OTTE, 2008). O fato é que, a preocupação com a preservação do meio ambiente deverá estabelecer-se como prioridade frente à estética na construção do objeto, ressaltando que:
“O fato é que, finalmente, está na ordem do dia a preocupação com a preservação do meio ambiente e estabeleceu-se como prioridade a necessidade do combate ao desperdício e ao uso indiscriminado dos recursos naturais do planeta. Torna-se, portanto, indispensável a construção do conhecimento sobre materiais alternativos que possam ser empregados no design de interiores que contribuam com atitudes ecologicamente corretas, sem perder o caráter funcional e decorativo, próprio do cotidiano das pessoas. É imperativo e fundamental tornar mais responsável o existir no mundo para que seja possível desempenhar plenamente o mais primitivo e importante papel social que é a perpetuação e sobrevivência da humanidade, sem deixar de atender o lado criativo da ornamentação dos espaços, pois é sabido que desde a mais remota antiguidade é prática do homem enfeitar a sua morada. (KAZAZIAN, 2005)”
É neste cenário que a utilização de recursos recicláveis e materiais sustentáveis se tornam uma prática relevante na construção civil. A adoção de critérios ecologicamente mais adequados no momento em que se projetam ambientes contribui sobremaneira para gestão ambiental e se torna uma vantagem competitiva quanto à imagem do designer no mercado, devido ao aumento do interesse dos consumidores pelas questões ambientais. (DIAS, 2007)
O vidro encaixa perfeitamente como argumento ambientalmente sustentável em razão de sua característica de infinita reciclabilidade, tornando-o um dos materiais mais ecologicamente adequados com inúmeras possibilidades de uso.
2 PROBLEMÁTICA DA PESQUISA
...