Trabalho De Associativismo: Associação Ministério Nova História
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Associativismo: Associação Ministério Nova História. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorena17goes • 5/6/2014 • 534 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
O que é a Associação Ministério Nova História?
A referida instituição visa promover o integral atendimento, de 200 crianças e adolescentes diariamente com idade de 6 a 17 anos de idade, e o fortalecimento de vínculos e o convívio social, familiar e comunitário, bem como desenvolver as potencialidades e habilidades de cada criança e adolescente que vivem em situação de risco de vulnerabilidade social. Por meio do contra turno social, contemplando ações lúdicas, culturais, artísticas e esportivas focadas no desenvolvimento pessoal, social, ético e moral.
Como e onde atua?
Persegue as seguintes linhas de intervenção: violência doméstica; abuso e exploração sexual; trajetória de rua; usuários de drogas e portadores de AIDS. Para isso, planeja a intervenção de forma participativa, focaliza as ações nas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e pessoal, contribui para o fortalecimento e/ou articulação de redes de garantia dos direitos e investe na formação de adolescentes conscientizados e multiplicadores, capazes de contribuir para a transformação de suas realidades. Desenvolve, ainda, propostas para de subsidiar uma política de proteção integral aos brasileiros com menos de 18 anos.
Promove a transição histórica do atendimento tradicional - centrado no trabalho das instituições - para uma nova concepção de apoio a projetos que desenvolvem famílias e comunidades. A atenção à população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social acontece por meio de entidades parceiras. Algumas delas viabilizam também atendimento em regime de apoio sociofamiliar e de abrigo. Estão sendo implementadas, ainda, iniciativas pontuais na área dos adolescentes em conflito com a lei, em especial na área da semiliberdade e prestação de serviço à comunidade.
Uma mudança cultural pressupõe um conjunto de iniciativas que incidam sobre a alteração de hábitos e costumes da população envolvida. Apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) ser uma legislação avançada, a realidade ainda está distante do que assegura a lei. Mais de uma geração será necessária para que essa situação se altere e as crianças e adolescentes se tornem prioridade absoluta na implementação das políticas públicas. Esse programa pretende ser uma força propulsora de mudanças culturais na sociedade, propiciando que os pequenos cidadãos - juntamente com seus familiares/responsáveis inseridos nas comunidades- ocupem espaço relevante na sociedade. É uma das áreas estratégicas da instituição.
Prioridades:
Crianças e adolescentes portadoras de necessidades educativas especiais
Apoia instituições que atendem a este público sob a perspectiva do envolvimento familiar direcionado à garantia dos direitos e constituição de políticas públicas para esta população.
Meninos e meninas de rua
Financia de projetos de atenção ao público infanto-juvenil em situação de rua, objetivando o atendimento em rede e a complementação ao atendimento institucional.
Vítimas de violência
Financia ações em programas de prevenção e combate a todas as formas de violência contra crianças e adolescentes, com
...