Trabalho De Conforto
Artigos Científicos: Trabalho De Conforto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlon123 • 26/8/2014 • 784 Palavras (4 Páginas) • 356 Visualizações
Conforto Ambiental I
Análise de edificações no Brasil e no exterior quanto às questões bioclimáticas.
Roteiro para Trabalho N2 – Iconografia
Edifício:
Localização: Está situado no distrito de Hambantola, região sudeste do Sri Lanka, voltada para o antigo reservatório Yoda Wewa e pra o Parque Nacional Yala, um santuário da vida selvagem. A aldeia pesqueira litorânea de Kirinda, onde trabalham muitos habitantes, fica aproximadamente 11 km ao sudeste.
Autor do projeto: Foi projetado pela Architecture for Humanity, uma organização sem fins lucrativos que oferece serviços de projeto e construção para comunidades, em colaboração íntima com o UN – Habitat ty/ Susi Jane Platt.
Ano de construção: Conclusão 2007
Condições locais:
Latitude: 6,3° N
Longitude: 81,3° L
Características climáticas: O clima tropical quente úmido do Sri Lanka apresentou desafios singulares para a equipe e projeto porque o orçamento e a pauta ambiental do complexo não permitiam condicionadores de ar nas edificações.
O clima também é caracterizado por uma longa estação seca, que vai de fevereiro á setembro, e uma estação de chuvas curta, que vai de outubro á janeiro.
Foto do Edifício
Estratégias bioclimáticas:
Resfriamento passivo: Diversas estratégias de projeto sustentável trabalham em conjunto para resfriar passivamente as edificações do complexo comunitário de Yodakandiya. Grandes beirais sombreiam as paredes de alvenaria externas e as aberturas de janelas, ajudando a controlar os ganhos térmicos internos durante o dia. As paredes de alvenaria portantes (compostas de panos internos e externos de tijolos preenchidos com caliça argamassada) proporcionam o isolamento térmico. As paredes de alvenaria, lajes de piso de concreto e telhas de argila funcionam como massa termo acumulador, adsorvendo lentamente a radiação solar durante o dia e irradiando-a de novo a noite, quando o calor é coletado pelo ar noturno dominantes no terreno para ventilação cruzada. Forros abobados com aberturas na cumeeira e nas empenas permitem a ventilação por efeito chaminé dos espaços internos.
Ventilação natural: Já no inicio do processo de projeto, tomaram-se providência para maximizar a ventilação natural nos três prédios. Os espaços previstos do no programa de necessidades foram distribuídos entre três edificações para que todos ficassem ao longo de uma parede externa com acesso a janelas ou aberturas. As edificações retangulares estão orientadas com as fachadas longas perpendiculares aos ventos dominantes, que se invertem sazonalmente. Aberturas grandes nas paredes externas de alvenaria- muitas das quais não têm esquadrias ou vidraças – e plantas baixas estreitas permitem ventilação cruzada nos espaços internos. NO interior dos prédios, pés-direitos altos e abertos e grandes aberturas nas cumeeiras promovem ventilação por efeito chaminé. O espaço entre o topo das paredes portantes de alvenaria e os caibros da cobertura permaneceu aberto para contribuir ainda mais para a ventilação e ajudar
...