TRABALHO DE CONFORTO AMBIENTAL - ACÚSTICA ARQUITETÔNICA
Por: amicarvalho • 27/4/2017 • Projeto de pesquisa • 884 Palavras (4 Páginas) • 498 Visualizações
TRABALHO DE CONFORTO AMBIENTAL - ACÚSTICA ARQUITETÔNICA
Carvalho, Amanda Ferreira de;
E-mail: amiscarvalho@gmail.com
1. Introdução
Este artigo e as seguintes observações e resultados constam como parte da segunda avaliação da disciplina de Conforto Ambiental - Acústica Arquitetônica, lecionado pela professora Larisse para o curso de Arquitetura e Urbanismo para a Faculdade Santa Maria. Foi pedido para que a equipe escolhesse um determinado restaurante na cidade e a partir dessa escolha pudesse então estudado todo o ambiente, medidas e também questões acústicas. Dessa forma, houve uma reunião entre a equipe para o estudo deste local e a partir daí
2. Descrição do objeto em estudo
Foi escolhido então o restaurante China Art que se encontra na Av. João Rodrigues Alves, 155, Centro de Cajazeiras - PB, um restaurante de culinária chinesa que recebe clientes durante dois turnos e costuma ser bem frequentado nestes horários, se encontra em uma avenida movimentada por ser umas das principais vias de acesso da cidade e acaba gerando uma grande poluição sonora para ambiente. (Fig. 1) Já no interior do ambiente o ruído da rua não interfere no ambiente, trazendo tranquilidade ao lugar. (Fig. 2)
O restaurante China Arte tem sua fachada decorada em bambus, onde sua entrada principal e toda em vidro transparente que acaba produzindo iluminação natural para o local. E um ambiente amplo é agradável e sua capacidade total e de 152 pessoas. As mesas do restaurante são todas de madeira compensada com pernas de ferro, as cadeiras são de ferro revestidas com assento de couro sintético cor preta.
O piso é todo de cimento, onde sua alvenaria é de tijolo cerâmico de 8 furos, rebocada e pintado de vermelho e branco. O teto do ambiente é todo de gesso acartonado com pequenas aberturas. A iluminação é através de lâmpadas de led. O local é climatizado por ventiladores e ar condicionados. O restaurante é todo decorado em pinturas japonesas trazendo a cultura para o ambiente.
Assim que os clientes entram no lugar já tem acesso as cadeiras e mais a frente tem 3 balcões que servem para os clientes se servirem.
Balcão 1: Lugar onde serve de atendimento. É todo revestido de madeira com cores vermelho e preto é uma pequena vidraça, que possui dois computadores e um telefone.
Balcão 2: Sua base e toda de madeira, e sua superfície é em mármore, onde fica a comida dos clientes.
Balcão 3: Sushi bar, feito de alvenaria e revestido de madeira vermelha e preta e sua bancada de mármore.
3. Metodologia
Para que se fosse possível estudar o local, foi escolhido um dia no qual o restaurante estivesse com movimento moderado para serem calculadas as medidas e também a para que fossem feitos os cálculos sonoros do local. Para isso foram levados trena, caderno para anotações e croquis e celular android com aplicativo na qual é possível medir esse som.
Etapa 1:
As medidas do local foram mensuradas com uma trena, foram feitas as medidas de esquadria e também das paredes até o forro. Também foram retiradas as medidas do piso e mobiliários e também alguns objetos, como os quadros e caixas de som, que se encontram em toda a sala de alimentação.
Feito esse estudo, foi desenhado o croqui em um caderno demarcando a posição, tamanhos e áreas de cada um destes. A sala de alimentação principal possui cerca de 6,25m de largura e 20,40m de comprimento e possui mesas de cerca de 0,80m de largura e 1,10m de comprimento dispostas em conjunto, somando cerca de 38 unidades. Para cada mesa haviam 4 cadeiras, estas de tamanho 0,40mx0,40m, que acabou mostrando que cerca de 152 pessoas podem usufruir do local.
Existem também dois balcões e um caixa na qual os clientes podem se servir e pagar pelo serviço. De acordo com o que foi observado existe bastante movimento entre essa região por se encontrar o balcão de sushi, onde muitos clientes se dirigem para buscar o alimento.
...