Trabalho De Contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: imsantos • 7/10/2013 • 3.098 Palavras (13 Páginas) • 281 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRINCIPIOS DA CONTABILIDADE 4
2.1 ENTIDADE. 4
2.1.1 CONTINUIDADE 4
2.1.1.1 COMPETÊNCIA...............................................................................................5
3.1 CAIXA.....................................................................................................................5
3.1.1COMPETENCIA...................................................................................................5
4 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES..........................................................6
4.1 PEPS......................................................................................................................6
4.1.1 UEPS...................................................................................................................7
4.1.1.1 CUSTO MEDIO PONDERADO........................................................................7
5 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS...............................................8
5.1RECONHECIMENTO DA RECEITA.......................................................................8
5.1.1 DEDUÇÕES DE RECEITA.................................................................................8
5.1.1.1IMPOSTO E CONT. NA COMPRA E VENDA (ICMS,PIS,COFINS).................9
6 OPERAÇÕES FINANCEIRAS.................................................................................10
6.1 CAPITALIZAÇÃO.................................................................................................10
6.1.1TAXAS EQUIVALENTES...................................................................................12
7 DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS..........................................................................12
8CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS..........................................................15
9 CONCLUSÃO.........................................................................................................16
10 REFERENCIAS.....................................................................................................17
1 INTRODUÇÃO
Contabilidade comercial é uma das vamos dizer atividades, matéria,funções mais exercidas no momento diria talvez que é a profissão do futuro. É cobrado tudo dentro da contabilidade, então o contador tem que estar sempre bem informado a respeito de leis e tributos, para estar passando de maneira simplificada e de fácil entendimento a seus cliente.
2 – DEFINIÇÕES CONCEITUAIS DOS PRICIPIOS DA CONTABILIDADE.
2.1-ENTIDADE:
O Princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade afirmando a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios que já existem, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos., nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com o dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas em uma unidade de natureza econômico contábil.
Percebe-se que o Princípio da Entidade presente na resolução do CFC se assemelha muito ao Postulado Contábil da Entidade, destacando-se autonomia patrimonial em relação aos sócios.
Na prática, este é um dos princípios mais desrespeitados pelos empresários, em especial nas micro e pequenas empresas, o que exige do contabilista que preste serviços a estes tipos de entidades uma atenção especial., para que eles não confundam o seu capital com o capital da empresa.
2.1.1-CONTINUIDADE:
A Continuidade ou não da entidade bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
A continuidade influencia o valor econômico dos ativos, em muitos casos, o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado.
A observância do Princípio da continuidade é indispensável à correta aplicação do Princípio da competência, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes do patrimônio e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.
A entidade é um empreendimento em constante andamento., não havendo, salvo raras exceções, previsão para o encerramento de suas atividades.
2.1.1.1-COMPETÊNCIA:
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
A Competência é o princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar ao patrimônio, para transformar em elemento modificador do Patrimônio Líquido.
Da confrontação entre o valor final dos aumentos do Patrimônio Liquido - usualmente denominados "receitas" e das suas diminuições - normalmente chamadas de "despesas" ou "custos" , emerge o conceito de "resultado do período": positivo, se as receitas forem maiores do que as despesas; ou negativo, quando ocorrer o contrário.
3-REGIME DE APURAÇÃO:
3.1-CAIXA:
O
...